Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial Graduação Museologia Histórico

Histórico

O primeiro curso de Museologia do Brasil foi criado em 1932, ligado ao Museu Histórico Nacional, passando posteriormente a funcionar na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Somente no ano de 1970 foi criado o segundo curso de Museologia do Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante quatro décadas, portanto, somente funcionaram esses dois cursos para suprir a demanda de profissionais de Museologia em todo o território nacional.

A necessidade de formar profissionais museólogos havia sido apontada pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que em 8 de maio de 1991 enviou ao Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul o Ofício nº 545/SEDAC/91, apontando para a necessidade social de tal curso no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.

Em 2006 foi designado pelo Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (DCI/FABICO), através da Portaria nº07/06, um Grupo de Trabalho para o estudo da viabilidade da implantação do curso de Museologia, integrado por docentes da Universidade. Até aquele momento o Rio Grande do Sul não possuía nenhum curso de graduação em Museologia. No semestre seguinte foi criado o Curso na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na cidade de Pelotas.

A autorização de funcionamento do Curso de Museologia na UFRGS deu-se pela Decisão nº 223/2007, do Conselho Universitário, em sessão de 20 de julho de 2007, tendo em vista o constante no processo nº 23078.031830/06-11, de acordo com o parecer nº 138/2007 da Comissão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Recursos.

Em 2008 foi realizado o vestibular e houve o ingresso da primeira turma de 30 alunos.