Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial Nota de repúdio à prisão do estudante de jornalismo Douglas de Oliveira Freitas

Nota de repúdio à prisão do estudante de jornalismo Douglas de Oliveira Freitas

15/09/2017

A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande Sul (FABICO/UFRGS) repudia a prisão arbitrária do estudante de jornalismo DOUGLAS DE OLIVEIRA FREITAS, durante a cobertura das manifestações contra o fechamento da exposição “Queermuseu”, no Santander Cultural, no dia 12 de setembro.

É inaceitável que um profissional em formação, assim como um jornalista formado, seja impedido de trabalhar e registrar fatos de amplo interesse público em uma sociedade livre e democrática. O jornalismo ocupa um lugar de fala que deve reportar de uma perspectiva ética, veraz e crítica: o amplo acesso à informação proporcionado pelo jornalismo, amparado por legislações nacionais e internacionais, é o que permite ao cidadão exercer a plena cidadania, além de ser um eixo essencial da democracia.

A Fabico também é fortemente contrária a toda e qualquer forma de censura: às artes, à informação e à liberdade de expressão, e por isso repudia o fechamento da exposição “Queermuseu”.

Por fim, solicitamos a compreensão do poder público e que sejam retiradas as acusações de “desobediência civil e resistência à prisão”, bem como seja investigada essa ação ilegal e arbitrária.

 

Porto Alegre, 15 de setembro de 2017.

registrado em: