Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitação de Transporte

Solicitação de Transporte

O Grupo Frota foi criado em 2000 com o intuito de otimizar e qualificar o uso de veículos para atendimento das demandas dos cursos de graduação e pós-graduação e atividades de pesquisa, extensão e administrativas da Universidade. A sede administrativa e operacional está localizada na Faculdade de Agronomia.

Transportes podem ser solicitados por servidores docentes e técnico-administrativos através do Portal do Servidor na aba SERVIÇOS/Agendamento de Veículos, onde também encontram-se disponíveis Manual e Regulamento de uso dos veículos da Universidade. A solicitação deve ser feita no mínimo 05 dias úteis antes da viagem.

Contato com o Grupo Frota
Telefone: 3308.7845

A utilização dos veículos oficiais de propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul está regulamentada, nos termos da legislação vigente, pela portaria 1.113 de 17/02/2014 do Pró-Reitor de Planejamento e Administração.

Sobre os passageiros

 

  • Identificação obrigatória. Para viagens intermunicipais e interestaduais deverá ser enviada lista dos passageiros com antecedência mínima de 72 horas da realização da viagem, em dias úteis (não serão recebidas listas aos sábados, domingos e feriados). O não cumprimento do prazo estabelecido implicará no cancelamento da viagem, em face da fiscalização do DAER.
  • Para viagens dentro do município de Porto Alegre não é necessário o envio de lista de passageiros.
  • Lista de passageiros Deverá conter nomes, RG e nº do cartão da UFRGS. Caso a atividade envolva alunos de uma disciplina, deverá ser fornecido o número da turma, nome e código da disciplina.
  • Cartão da UFRGS Uso obrigatório pelos passageiros, que deverão apresentar ao motorista no momento do embarque. É o único documento comprobatório de vínculo aceito pelo DAER em situação de abordagem da fiscalização. A não apresentação poderá implicar em multa e apreensão do veículo.
Resolução DAER, nº 5.449/12 - Artigo 6º - As instituições, repartições e empresas públicas que pretendam transportar pessoas alheias ao seu vínculo laboral, deverão formalizar a solicitação para registro cadastral no RECEFITUR, através de requerimento protocolado no DAER, dirigido à SFT, devendo ser instruído e acompanhado das informações e documentação em vigor.
Para o embarque de pessoas sem vínculo com a UFRGS, é necessário envio de ofício assinado e carimbado pela direção da unidade ou professor responsável pela viagem, contendo a identificação do passageiro, instituição à qual pertence e justificativa para estar à bordo do veículo. A lista desses passageiros deve ser encaminhada pelos responsáveis pela solicitação para grupofrota.setran@ufrgs.br.
Não é permitido dar carona.

 

Sobre o embarque dos passageiros

 

Para embarque no Campus Centro, devido à falta de áreas livres e seguras nas imediações da Reitoria da Universidade para estacionamento dos ônibus do Grupo Frota, em horários noturnos, são adotados os seguintes critérios:

  • Os embarques para viagens entre 18h até às 7h da manhã, são realizados na garagem do Grupo Frota, situada na Faculdade de Agronomia (Av. Bento Gonçalves, 7712), passando pela Casa do Estudante do centro (Av. João Pessoa, 41) e pela rótula atrás do Instituto de Educação, locais estes definidos no momento da solicitação do veículo.

Para os horários diurnos (ou noturnos) nos demais campi, podem ser definidos os seguintes locais, no momento da solicitação:

  • No Campus do Vale: próximo ao terminal dos ônibus urbanos, no portão de entrada do Bloco IV, no IPH ou próximo ao Colégio de Aplicação;
  • No Campus Olímpico: ESEF (Rua Felizardo Furtado, 750) ou no Jardim Botânico;
  • No Campus Saúde: no estacionamento do Planetário (Av. Ipiranga, 2000);
  • No Campus Centro: na rótula atrás do Instituto de Educação (em qualquer horário, diurno ou noturno).

 

Em cumprimento à legislação de trânsito, não são realizados embarques ou desembarques em locais onde não seja permitido parar ou estacionar veículos, tais como HPS, em frente à Estação Rodoviária ou em qualquer outro local que cause transtorno ao trânsito ou obrigue o motorista a cometer infração, ou ainda, em áreas privadas do comércio em geral. Ao final das viagens os desembarques poderão acontecer no mesmo local de embarque e ao longo da Av. Ipiranga, em locais permitidos, quando do recolhimento do ônibus para a garagem do Grupo Frota

Conforme a Instrução Normativa nº 03 de 15/05/2008, expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em seu Art 8º, inciso V: “é vedado o uso de veículos oficiais em excursões ou passeios”; e inciso VIII: “é vedado o transporte para estabelecimentos comerciais e congêneres, salvo quando o usuário se encontrar no desempenho de função pública”.

Nesse sentido,  nas viagens de aulas práticas, visitas técnicas ou outras atividades acadêmicas nas quais cidades fronteiriças a países vizinhos façam parte do trajeto, não é permitido que servidores e estudantes da Universidade realizem embarque de mercadorias compradas em cidades estrangeiras, pois tal fato descaracteriza o intuito didático e pedagógico da viagem realizada com os veículos oficiais.

No caso de haver fiscalização durante a viagem e a constatação do transporte de produtos importados nos veículos oficiais, haverá responsabilização direta do comprador da mercadoria, do motorista e do setor de transportes, colocando em dúvida toda a credibilidade da instituição. Por esse motivo, os motoristas estão proibidos de realizar percursos ou paradas com a finalidade de realizar compras.

Normas gerais

 

  • Uso obrigatório de cinto de segurança;
  • Proibido fumar cigarros e assemelhados;
  • Proibido jogar lixo para fora do veículo;
  • Proibidos embarque e consumo de bebidas alcoólicas;
  • Proibido realizar paradas durante o percurso da viagem para consumo de bebidas alcoólicas;
  • Proibida a permanência de passageiros em pé no corredor com o veículo em movimento;
  • Não é permitido o embarque de passageiros que não estiverem na lista de passageiros do DAER;
  • Não é permitido o embarque ou desembarque de passageiros em suas residências;
Em viagens para congressos, seminários ou encontros estudantis, após chegada ao destino e desembarque de todos passageiros e bagagens, o veículo será recolhido até um local seguro, não sendo permitida a sua utilização em deslocamentos locais até o final do evento, quando retornará para UFRGS.