Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial UFRGS amplia chance de ajustes na matrícula; saiba o que muda

UFRGS amplia chance de ajustes na matrícula; saiba o que muda

Estudantes terão a possibilidade de excluir disciplinas durante a primeira semana de aulas, sem prejudicar o ordenamento
15/07/2019

No semestre 2019/2, o processo de matrícula na UFRGS contará com uma nova fase de exclusão, seguida de possibilidade de inclusão de matrícula. Isso porque a universidade criou um novo período de exclusão de matrícula, de 12 a 18 de agosto - portanto, já nos primeiros sete dias do semestre letivo em andamento. A medida é uma oportunidade para que os alunos possam repensar as disciplinas escolhidas, atentando para a carga horária que elas comprometem.

A exclusão de disciplina não gera prejuízo no ordenamento. Depois dessa fase de exclusão, as vagas geradas pelas desistências podem ser ocupadas por outros alunos. Essa é a fase de inclusão de novas disciplinas, que ocorre de 19  a 20 de agosto. Nessa fase, o aluno tem nova oportunidade para adicionar disciplinas eletivas e obrigatórias. O resultado das solicitações de inclusão será divulgado em 21 de agosto

O intuito das novidades é reduzir a antiga correção de matrícula, realizada manualmente por meio de um formulário com deferimento da COMGRAD e do departamento; esse procedimento manual irá ocorrer apenas em casos de alunos que solicitarem disciplina obrigatória de sua etapa e não conseguirem vaga. Nessa situação, o aluno deverá comparecer na Secretaria da Fabico (sala 212 do Anexo I) e solicitar o formulário de correção de matrícula.

Tanto a exclusão quanto a inclusão poderão ser feitas pelo aluno no Portal de matrícula. As COMGRADs e o Setor Acadêmico estão à disposição para tirar dúvidas, que também podem ser consultadas no TUAUFRGS, portal de relacionamento da UFRGS com o aluno. A encomenda de matrícula para o segundo semestre de 2019 abre no dia 26 de julho. 

Leia o comunicado do Setor Acadêmico.

registrado em: ,