FECHAR X

Edital

Retificações 1 e 2 do Edital
Retificações 3, 4, 5 e 6 do Edital
Objetivo
Geral
O Curso visa formar professores capazes de compreender e implementar ações de educação integral (jornada e formação abrangente envolvendo ciências, artes, cultura, mundo do trabalho...) e integrada (sistêmica; interdisciplinar), com ênfase na abordagem teórico metodológica Trajetórias Criativas (TC) nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica.
Público-alvo Graduado ou licenciado em curso de duração plena; preferencialmente professor(a) ou profissional atuante/vinculado a instituição escolar pública; experiência docente e/ou envolvimento com o Programa Mais Educação e/ou o Projeto Trajetórias Criativas.
Local das aulas Faculdade de Educação (FACED), Campus Central da UFRGS 
Av. Paulo Gama, s/n - Prédio 12201 - CEP 90046-900 
Dias e horários 6ª feira: 17h00 às 22h  
Sábado: 08h00 às 13h
Corpo docente Para a consecução do curso, a Faculdade de Educação possui um quadro qualificado de professores que atuam na Pós–Graduação e, em especial, no Departamento de Ensino e Currículo – DEC. Conta-se, também, com os docentes orientadores de estágio curricular e pesquisadores com experiência em trabalhos com escolas e propostas de formação docente. Ainda há um grupo de professores vinculados ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e ao Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (GPED). O Grupo de Pesquisa centra-se nas práticas pedagógica das escolas que estão implementando processos de inclusão escolar.
Para a presente edição do curso, agregam-se ao corpo docente professores pesquisadores do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d )e colaboradores, precedidos por  atuação de caráter inovador na Educação Básica, especialmente, no Colégio de Aplicação da UFRGS ou a partir do mesmo. Desde 2011, este grupo de pesquisa é responsável pelo desenvolvimento teórico metodológico e pela implantação de um piloto do projeto Trajetórias Criativas, no RS, em atendimento à demanda da Secretaria de Educação do Estado do RS e no âmbito do Programa Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental, da Diretoria de Currículo e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica/MEC.
Carga
horária total
360h/a, sendo 252 h/a presencial (70%) e 108 h/a a distância (30%)
Período 
das aulas
Aula inaugural: 21.02.2014 - duração de 8 meses (8h aula presenciais semanais) e a integralização será em até 12 meses
Requisitos mínimos para inscrição Ter a certificação do curso de graduação de duração plena até o período de efetivação das matrículas.
Período de inscrição 20 de dezembro de 2013 a 07 de fevereiro de 2014. Baixar a ficha de inscrição ao fim desta página e enviar para o e-mail eduintegral.pos@gmail.com
Entrega da documentação: 08 e 09 de fevereiro de 2014. Maiores informações no edital.
Processo 
de seleção
  1. Envio da ficha de inscrição via e-mail eduintegral.pos@gmail.com
  2. Apresentação obrigatória da documentação completa conforme edital
  3. Comprovação de atuação como professor vinculado a uma escola pública, preferencialmente que atue na modalidade de Educação Integral, no programa Mais Educação ou no Projeto Trajetórias Criativas, assim como profissionais responsáveis pela Educação Integral nas Secretárias Municipais de Educação, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria Estadual de Educação da Educação Básica.
  4. Sorteio público de acordo com as vagas disponíveis conforme edital.
Documentos para inscrição
  1. Fotocópia da Cédula de Identidade autenticada.
  2. Fotocópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação.
  3. Curriculum Vitae resumido 1 (uma) lauda, destacando sua formação e experiências relacionados com a Educação Integral, o Projeto Trajetórias Criativas ou outros projetos voltados para a ampliação do tempo escolar.
  4. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo candidato (Anexo 1 do Edital).
  5. Carta compromisso da instituição em que atua com a liberação do professor e/ou profissional no horário das aulas do Curso de Pós Graduação. (Anexo 2 do Edital)
  6. Carta de Intenção do candidato, ou seja, um documento escrito no qual o candidato explicita os motivos pelos quais está pleiteando uma vaga no Curso de Pós-graduação, com no máximo 1 (uma) lauda. 
  7. Comprovante de efetividade na instituição onde trabalha.
Divulgação 
dos resultados 
dos alunos selecionados
20 de fevereiro de 2014.
Período de efetivação da matrícula 21 de fevereiro de 2014, após a presença na aula inaugural do curso.
No ato da matrícula, após a aula inaugural, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) Diploma ou Certificado do Curso de Graduação (original).
b) Carteira de Identidade (original).
c) Histórico Escolar (fotocópia autenticada).
d) Uma foto 3x4
Investimentos Gratuito
Contato eduintegral.pos@gmail.com
Coordenação Prof. Carmem Zeli de Vargas Gil
Arquivos Edital Retificação de Edital Quadro de disciplinas
  Resultado do sorteio