Mini-curso sobre Filosofia e Relações Internacionais abre Semana Acadêmica

José Miguel Martins ministra mini-curso na Semana Acadêmica - Ariel Engster

A Semana Acadêmica promovida pelo Centro Estudantil de Relações Internacionais (CERI) iniciou nesta segunda-feira. Como primeira atividade, deu-se a abertura do mini-curso “Introdução à Filosofia e Relações Internacionais”, ministrado pelo professor José Miguel Martins.

Definir os encontros entre filosofia e Relações Internacionais é o objetivo do mini-curso. Para Martins, as duas áreas estão bem próximas, pois “nasceram juntas, do mesmo berço e dos mesmos pais”. O berço comum, segundo Martins, é a Grécia antiga e os pais são os filósofos gregos. A Guerra do Peloponeso tem papel essencial nesse cenário pois foi responsável por destruir uma antiga estrutura social e possibilitar a formulação de uma nova. Mais do que isso, obrigou a filosofia a repensar a sociedade. Dessa forma, pôde-se questionar tanto governo quanto religião da forma como existiam. A filosofia, então, procurou pôr o homem como soberano de sua vida. Segundo Martins, criou-se a idéia de que “o homem não era mais títere dos deuses, mas obra de suas próprias decisões.” Também assim deveria ser o Estado, fruto de desejos e intenções humanas.

O mini-curso encerra nesta terça-feira. A Semana Acadêmica de Relações Internacionais contará ainda com um grupo de discussão sobre “Mídia e o Complexo Vira-lata” na quarta-feira, às 14h45, e o conluio “Orientação da política externa brasileira desde o governo Lula”, apresentado pela professora Maria Izabel Mallmann na quinta-feira, às 13h30.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notícias Relacionadas