Tecnologia social e causalidade vebleniana são tema de seminário do PPGE

Octávio Conceição falou sobre os conceitos de Nelson e Hodgson - Greice Gomes

Sob o título “O conceito de tecnologia social e a causalidade Vebleniana: uma aproximação teórica”, o professor Octávio Conceição apresentou o seminário do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) nesta quarta-feira, 13 de julho. Em seu estudo, o professor buscou identificar se há compatibilidade entre o conceito de tecnologia social de Nelson com a causalidade vebleniana de Hodgson.

O objetivo do trabalho foi discutir a relação entre o conceito de instituições e o processo de crescimento econômico. De acordo com Conceição, Richard Nelson buscou “desempacotar” o conceito de instituição e articulá-lo com a noção de tecnologia social. Geoffrey Hodgson insere as instituições em uma perspectiva evolucionária, na qual importam os hábitos, normas e padrões de comportamento dos indivíduos.

Em 2002, Nelson vai desenvolver seus estudos e trabalhar com a teoria de crescimento evolucionário. “Nesta teoria, a mudança tecnológica exerce papel central”, destaca Conceição. De acordo com o professor, Nelson sugere uma ponte entre tradições institucionalistas e evolucionárias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notícias Relacionadas