Grande Depressão e crise de 2007-8 são tema de seminário

Com o tema “A crise financeira internacional de 2007-8 e a Grande Depressão: uma análise comparativa”, Gustavo Teixeira Ferreira da Silva (UNESC) apresentou o resultado de sua dissertação de mestrado. O trabalho, realizado em conjunto com o professor Fernando Ferrari Filho, foi apresentado nessa quarta-feira (24) no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

A motivação para a realização da pesquisa foi, segundo Gustavo, a magnitude da crise iniciada em 2007. “Queríamos atualizar os dados das variáveis macroeconômicas, mas também nos preocupamos em inserir uma variável muito importante sob o ponto de vista pós-keynesiano: as taxas de desemprego”, destacou.

Na comparação entre as duas crises, o palestrante salientou a forte mobilidade de capitais na ausência de um emprestador de última instância em nível mundial. Além disso, Gustavo constatou que os dois períodos são marcados por uma conjuntura de acentuados desequilíbrios entre as principais economias, assim como pela instabilidade dos fluxos de capital internacional. Quanto às taxas de desemprego, o autor observou que, no contexto da crise de 2008, o desemprego aumentou, mas a níveis menos dramáticos em comparação com a Grande Depressão.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Notícias Relacionadas