Grupo de Pesquisa em Mercados Não-Agrícolas Rurais

 

Antes da sua consolidação oficial como grupo de pesquisa, durante quatro anos (1993-1997), se manteve um grupo de discussões, onde foram realizados estudos exploratórios, principalmente diagnósticos, em torno da temática do turismo rural (Fase de Laboratório). Foi com a organização do I Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES), em 1998, em Santa Maria – RS, que o Grupo se estabelece formalmente com o nome “Turismo e Desenvolvimento”.
No ano de 2000, efetuou-se o registro do Grupo junto aos órgãos de pesquisa competentes, como por exemplo, o CNPq. Em seus 10 primeiros anos de existência, o Grupo “Turismo e Desenvolvimento” teve sua sede no Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a coordenação do Prof. Joaquim Anécio Almeida.
Atualmente, a sua nova sede encontra-se no Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A coordenação atual do Grupo está sob a responsabilidade dos professores Marcelino de Souza (UFRGS), Ivo Elesbão da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e do Prof. Joaquim Anécio Almeida (UFSM), estando este último atuando como consultor e conselheiro. O Grupo vem sofrendo uma reestruturação em suas linhas de pesquisa, incluindo a agroindústria como novo tema de abordagem. Devido a este fato, o Grupo mudou seu nome para “Mercados Não-Agrícolas Rurais ”.
Assim, sob o olhar de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas (Sociologia, Antropologia, Agronomia, Economia, Arquitetura, Comunicação, Turismo, Geografia, Direito, etc.), o grupo desenvolve trabalhos de pesquisa científica e de divulgação colaborando com a compreensão e a construção do conhecimento deste fenômeno, que vem proporcionando novas dinâmicas socioeconômicas ao espaço rural.

 

Acesse mais informações