Matrícula

 

A matrícula nos cursos de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) deve ser realizada semestralmente pelo aluno junto à COMGRAD nos prazos determinados pela Universidade do Calendário Acadêmico.

Informações completas sobre o processo de matrícula podem ser obtidas no Tutorial disponível no Portal do Aluno. Siga este caminho: site do Portal – (usuário e senha) – Tutoriais – Graduação – Roteiro de Matrícula

Apresentaremos aqui apenas algumas informações essenciais:

Processo de Matrícula

No primeiro semestre, a matrícula é presencial, na própria Faculdade. A partir do segundo semestre, ela ocorre pelo Portal do Aluno.

A matrícula tem três etapas de encomenda pela internet: encomenda de matrícula, ajuste da encomenda e matrícula de ajuste. Somente ao final dessas três etapas sua matrícula estará concluída e assegurada conforme sua solicitação.

Para consultar as disciplinas e horários disponibilizados para o semestre de modo a poder montar e visualizar sua grade, você pode acessar uma ferramenta disponibilizada pela UFRGS aqui.

Quebra de pré-requisito

Este recurso deve ser usado somente em casos excepcionais. DURANTE A MATRÍCULA DE AJUSTE, o aluno deve entregar o formulário apropriado na COMGRAD,assinado pelo professor da disciplina e pelo chefe de departamento.

Formulário de Quebra de Pré-Requisito

Colisão de horário

É necessário apresentar na COMGRAD, DURANTE A MATRÍCULA DE AJUSTE, o formulário assinado pelos professores das duas disciplinas e pelos chefes dos respectivos departamentos, cujos horários estiverem colidindo.

Formulário de Colisão de Horário

Atestado de Semestralidade

O aluno pode solicitá-lo no DECORDI para realizar estágios extracurriculares, com pagamento de taxa no Banco do Brasil.

Permanência

O provável formando que cursa uma habilitação da Filosofia pode solicitar ingresso em outra do mesmo curso, através do pedido de permanência. Para isso deverá estar com 75% do currículo da segunda habilitação integralizado e estar na 4.ª etapa desse segundo curso. Este pedido deverá ser feito no Portal do Aluno com prazo definido no calendário acadêmico.

Atestado de Provável Formando (APF)

São requeridos no DECORDI. O formulário não está mais disponível na COMGRAD. O aluno que pretende se inscrever no mestrado, necessita obter o atestado emitido pelo DECORDI, com pagamento de taxa no BB e aprovado pela COMGRAD. É aconselhável requerer no início do último semestre para evitar atropelos.