Licenciatura em Filosofia

 

O Curso de Filosofia foi criado oficialmente em 1943, obtendo reconhecimento em 19 de dezembro de 1944, através do Decreto Nº 17.400. Em 2004 sofreu uma reformulação visando adaptar essa curta tradição do curso (porque ainda medida em decênios) às novas normas legais (Resoluções CNE/CES 12 e CNE/CP 1).

O Curso de Licenciatura em Filosofia visa à formação do professor para o ensino Fundamental e Médio, proporcionando-lhes um conhecimento aprofundado sobre o
essencial de sua matéria, na sua especificidade própria e na sua projeção interdisciplinar, pelo domínio das categorias do pensamento filosófico e seu papel crítico, constitutivo de seu objeto de estudo: o questionamento e o corpo de conhecimentos resultantes deste questionamento acerca das condições que possibilitam e/ou determinam o modo de ser da realidade, de seu conhecimento e dos valores que orientam o pensar e o agir humano. No exercício deste questionar e no estudo deste corpo objetivo de conhecimentos, o curso visa a um trabalho filosófico que se autoconstitui numa reflexão própria, em diálogo permanente com outras áreas de conhecimento.

Aliada à formação específica, os documentos legais atualmente em vigência salientam a importância de uma formação pedagógica, vivenciada desde o início do curso, de modo a que o aluno desenvolva desde o início a sua identidade enquanto professor (vide Resolução CNE/CP 01/2002, art.12°).

Trecho do Projeto Pedagógico do curso, que pode ser consultado na íntegra aqui (arquivo PDF).

 

Atividades do Curso de Licenciatura (Noturno)

A carga horária total do curso está distribuída da seguinte maneira:
Disciplinas específicas (filosóficas): 1.800 horas; 120 créditos
Disciplinas de cunho pedagógico-prático: 420 horas; 28 créditos
Estágio: 420 horas; 28 créditos
Atividades complementares: 210 horas; 14 créditos
Total: 2.850 horas; 190 créditos

As cargas horárias apresentadas supõem créditos correspondentes a 1 (uma) hora-aula de 50 minutos em um semestre letivo com duração mínima de 18 semanas, de tal forma que 1 (um) crédito corresponde à carga horária de 15 horas relógio (60 minutos) por semestre. Atende-se, assim, à Resolução CNE/CP nº2 de 2002, que institui carga horária mínima de 2.800 horas para cursos de licenciatura.

Clique para baixar a grade curricular da Licenciatura (Noturno) em Filosofia (arquivo PDF) 

Clique para ver a grade curricular da Licenciatura (Noturno) no site da UFRGS.

 

Currículo LICENCIATURA EM FILOSOFIA – (161.02)
Créditos Obrigatorios: 156
Créditos Eletivos: 24
Créditos Complementares: 0
Número de tipos de atividades complementares: 2

Clique para ver a grade curricular da Licenciatura (161.02).