Proposta

 

O FOCO DOMINANTE DAS PESQUISAS e cursos deste PPG consiste em analisar temas centrais da filosofia constituídos pela lógica, ontologia e ética. É tese aceita por todos os membros do Programa que esses três temas não só constituem a trama mesma da argumentação filosófica, como também não podem ser analisados independentemente uns dos outros, mas devem ser abordados em seu entrelaçamento.

A ARTICULAÇÃO DAS PESQUISAS E CURSOS tem dois eixos. O primeiro consiste em sua própria temática: trata-se de investigar sempre as grande questões que hoje, ontem e amanhã constituem o trabalho filosófico propriamente dito: doutrina do sujeito, teoria do juízo, análise do dever, justificação racional, verdade e falsidade, substância e propriedade, etc.

O segundo eixo consiste na crença partilhada por todos os membros deste PPG que um estudo sério desses temas tem de ser feito mediante análise, interpretação e confronto com os grandes filósofos, aqueles que marcaram para sempre o discurso filosófico. Assim, autores de diferentes épocas – Platão, Aristóteles, Agostinho, Descartes, Spinoza, Leibniz, Locke, Hume, Kant, Hegel, Frege, Wittgenstein, entre outros – comparecem aqui como interlocutores privilegiados para um debate em função de sua proeminência nas discussões envolvidas.