Regime Didático

 

Créditos

1. Créditos para Mestrado
  • O Curso de Mestrado exigirá, no mínimo, 24 créditos. A atividade de elaboração da dissertação não confere créditos.
  • Os candidatos ao Mestrado deverão cumprir um período mínimo de 3 semestres contínuos junto ao Curso.
  • Cada créditos corresponderá a 15 horas-aula.
2. Créditos para o Doutorado
  • O Curso de Doutoramento exigirá, 36 créditos, podendo ser computados para este total, a critério da Comissão Coordenadora e por sugestão do Prof. Orientador, créditos obtidos no Mestrado, em geral até 12, e em casos especiais mais de 12.
  • A atividade de elaboração de tese não confere créditos. Os candidatos ao doutoramento deverão cumprir um período mínimo de 4 semestres contínuos de residência junto ao Curso.
  • Ouvido o Orientador, a Comissão Coordenadora decidirá, caso seja necessário, o número de créditos complementares que os candidatos deverão cumprir.
  • Cada créditos corresponderá a 15 horas-aula.

Conceitos

  • Às atividades desenvolvidas serão atribuídos os seguintes conceitos:

A – Excelente
B – Bom
C – Regular
D – Aproveitamento insuficiente
E – Frequência insuficiente

Somente os conceitos A, B, e C dão direito a créditos.

Matrícula

  • A matrícula será feita semestralmente, com um máximo de três disciplinas por semestre.
  • As disciplinas terão caráter opcional, sendo, porém, escolhidas com o acordo expresso do Orientador e do Coordenador do Curso.
  • Cabe à Comissão Coordenadora indicar as eventuais disciplinas exclusivas do Doutorado.

Cancelamento

  • Poderá ser concedido, excepcionalmente, o cancelamento de disciplina, a juízo da Comissão Coordenadora.

Desligamento

Serão desligados do curso os alunos que:

  • Assim o solicitarem;
  • Deixarem de inscrever-se dentro do prazo regulamentar em qualquer período regular;
  • Tiverem dois conceitos D ou E no mesmo período letivo ou três conceitos D ou E em períodos sucessivos;
  • Tiverem frequência inferior a 85% em duas matérias no mesmo período letivo;
  • Tiverem coeficiente de rendimento inferior a 2,5;
  • Não cumprirem os prazos.

Dissertação e Tese

  • O projeto definitivo de dissertação ou tese bem como o nome do professor orientador deverão ser aprovados pela Comissão Coordenadora.
  • O trabalho de dissertação ou tese, uma vez concluído e com o parecer do orientador, será encaminhado, em dez cópias, por ofício à apreciação da Comissão Coordenadora, que no prazo mínimo de 30 e no máximo 90 dias pronunciar-se-á a respeito.
  • A disssertação de Mestrado será julgada por uma Comissão Examinadora de três membros, todos Professores doutores, designados pela Comissão Coordenadora. Além destes membros, o orientador da dissertação poderá presidir a banca, sem direito a julgamento. Um dos membros deverá ser especialista na área e não pertencer aos quadros da UFRGS.
  • A tese de Doutorado será julgada por uma Comissão Examinadora de cinco membros, todos Professores doutores, designados pela Comissão Coordenadora. O orientador poderá presidir a banca. Dois dos membros deverão ser especialistas na área e não pertencer aos quadros da UFRGS.
  • Os membros da banca redigirão parecer sobre os candidatos.

Procedimentos para a Defesa

Por exigência da Reitoria, a partir de abril de 2012, as defesas de teses ou dissertações deverão ser encaminhadas via PORTAL DA UFRGS (Aluno / Servidor).

Para tanto, os seguintes passos devem ser observados:

  1. Orientador(a) e Orientando(a) definem os nomes para composição da Banca Examinadora e data para a defesa;
  2. O(a) Orientando(a) via PORTAL DO ALUNO fará o registro de Proposta de Banca, seguindo a orientação: Portal da UFRGS – número do cartão de identificação da UFRGS e senha – ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO – ALUNO – PROPOSTA DE BANCA;
  3. A proposta de banca registrada pelo aluno vai automaticamente para o(a) Orientador(a) para avaliar;Proposta de Banca autorizada pelo(a) Orientador(a) vai para o Coordenador e do Coordenador para a Secretaria do Programa para gerar convites, reservar espaço, fazer a ata, enviar certificado de participação à Banca, além de providenciar passagens e hospedagens, quando necessário;
  4. Realizada a defesa o ALUNO, via Portal, emitirá o boleto de pagamento da taxa de expedição do diploma. LOGIN NO PORTAL DO ALUNO – ENSINO PÓS-GRADUAÇÃO – ALUNO – BOLETO BANCÁRIO PARA O DIPLOMA.
  5. A Secretaria solicita a documentação necessário ao aluno e libera, via POSGRAD, a expedição do Diploma ao HOMOLOGAR a defesa.
  6. O Diploma é expedido pela PROPG – Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

OBS.: Através do sistema via web se extinguirão os processos em papel para expedição do diploma. Todos os dados necessários estarão disponíveis via Portal da UFRGS para acesso do(s) servidor(es) responsável(eis).

Proficiência

  • Todos os estudantes do Programa devem obter aprovação na prova de proficiência em línguas estrangeiras, aplicada pelo Departamento de Letras da UFRGS. A aprovação nessa prova tem validade de 8 anos. Consulte a página da PROPG para maiores informações: www.ufrgs.br/propg