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Manual dos NAUs

Objetivo do Manual

Passo 1: Composição do NAU

Passo 2: Atribuições e Histórico do NAU

Passo 3: Conhecer a legislação fundamentadora da avaliação no Brasil

Passo 4: Elaborar o Projeto de Avaliação do NAU para a Unidade

Passo 5: Executar Projeto de Avaliação do NAU para a Unidade

Passo 6: Potencializar a divulgação e a comunicação

Passo 7: Tornar públicos os resultados da avaliação

Passo 8 – Elaborar Relatório de Autoavaliação do NAU

Conclusões

Imagem Processo de Avaliação

Créditos

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Objetivo do Manual

Servir como guia para constituição e funcionamento de um Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU), segundo a legislação vigente, especialmente no que trata:

Atribuições;

Foco de atuação;

Elaboração e Execução do Projeto de Avaliação da Unidade;

Divulgação e comunicação interna e externa;

Elaboração de Relatórios de Avaliação.

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Passo 1: Composição do NAU

a) A Direção da Unidade, articulada com as várias instâncias que a compõem (Conselhos, Colegiados, Chefias de Departamento, Comissões, Representações Estudantis), providencia a composição do NAU e publicação da respectiva Portaria, encaminhando cópia para a SAI.

b) O modo como se procederá à escolha e composição do NAU é de        responsabilidade da Unidade, observando a Recomendação da SAI:      http://www.ufrgs.br/forumnaus/composicao-dos-naus

c) A Coordenação do NAU é eleita entre os seus pares e recomenda-se que o mandato do Núcleo seja de 3 (três) anos. Caso seja necessária a substituição de membros do NAU durante este intervalo de tempo, orienta-se para que observem o período de vigência da Portaria original para fins de elaboração da Portaria de substituição.

Modelo de Portaria

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Passo 2: Atribuições e Histórico do NAU

a) A equipe do NAU deve conhecer as suas atribuições e responsabilidades - Decisão Nº 184/2009 do CONSUN. (http://www.ufrgs.br/cpa/pessoal/RegimentoCPA.pdf)

b) O NAU deve preservar um histórico de avaliação da Unidade, independente do tempo de mandato de cada equipe. Isso garante continuidade ao processo.

c) O NAU deve procurar conhecer o Planejamento Estratégico da Unidade.

d) Os membros do NAU devem ter conhecimento sobre as legislações internas da UFRGS que regulamentam o processo avaliativo, entre as quais:

- Decisão Nº 184/2009 do CONSUN. (http://www.ufrgs.br/cpa/pessoal/RegimentoCPA.pdf)

- Decisões da Comissão Própria de Avaliação – CPA (http://www.ufrgs.br/cpa/pessoal/copy_of_resolucoes)

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Passo 3: Conhecer a legislação fundamentadora da avaliação no Brasil

a) Os membros do NAU devem conhecer a legislação fundamentadora da avaliação do sistema de educação superior no país, a Lei Federal Nº 10.861/2004 que institui o SINAES.   (http://www.ufrgs.br/sai/legislacao/arquivos-legislacao/Lei%20no%2010.861-%20de%2014%20de%20abril%20de%202004.doc)

b) O NAU deve ter presente as 10 dimensões de avaliação do SINAES:

I - A missão e o Plano de Desenvolvimento institucional;

II - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização;

III - A responsabilidade social da instituição;

IV - A comunicação com a sociedade;

V - As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;

VI – A organização e gestão da instituição;

VII – A infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII – O planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

IX – As políticas de atendimento aos estudantes;

X – A sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

c) O NAU deve ter presente a aglutinação das 10 dimensões do SINAES em 5 Eixos:

Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 65/2014 (http://www.ufrgs.br/sai/legislacao/arquivos/notatecnica65de2014.pdf)

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

- Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

- Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

- Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

- Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

- Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

- Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes

Eixo 4: Políticas de Gestão

- Dimensão 5: Políticas de Pessoal

- Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição

- Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

Eixo 5: Infraestrutura Física

- Dimensão 7: Infraestrutura Física

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Passo 4: Elaborar o Projeto de Avaliação do NAU para a Unidade

a) Planejar as diretrizes gerais de trabalho de avaliação da Unidade que serão desenvolvidas pelo NAU durante seu mandato.

b) Elaborar e tornar público o Projeto de Avaliação da Unidade.

c) O Projeto de Avaliação da Unidade deverá conter:

- O foco de trabalho no período, ou seja, as Dimensões do SINAES que o NAU avaliará na Unidade.

- Os dados de avaliação que serão analisados:

. Serão apenas os dados fornecidos pela SAI através do Painel de Avaliação?

. O NAU irá desenvolver métodos e/ou técnicas de avaliação específicas? Em caso positivo, para quais Dimensões do SINAES?

. Qual o tipo de metodologia que será utilizada na abordagem dos dados (qualitativa e/ou quantitativa)? Que técnicas serão empregadas (entrevistas, análise documental, grupos focais)?

. Quais recursos serão necessários? Haverá necessidade de pessoas além das que já estão no NAU? Haverá necessidade de recursos físicos, de informática e de software?

OBS: No caso do NAU estar começando seu trabalho e ainda não ter condições de elaborar instrumentos próprios, esclarecer que os dados analisados serão os existentes na UFRGS (Painel de Avaliação, Relatórios de Visitas Externas, Enade, etc.), especificando que dados serão analisados e de que maneira.

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Passo 5: Executar Projeto de Avaliação do NAU para a Unidade

a) Definir objetivos, atribuições, responsabilidades e cronograma dentro de cada dimensão que o NAU se propõe a avaliar.

b) Realizar a coleta de dados a respeito das dimensões do SINAES definidas, de acordo com a metodologia escolhida.

c) Organizar os dados obtidos, compor arquivos, catálogos, bancos de dados, que possam ser consultados inclusive por outras equipes (sucessoras do atual NAU, Comissões do INEP/MEC, entre outras);

d) Analisar os dados e encaminhar resultados, elaborando conclusões em forma de apresentações, gráficos, tabelas, textos, artigos e Relatórios, para serem apresentados interna e externamente.

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Passo 6: Potencializar a divulgação e a comunicação

a) Prever, no Projeto de Avaliação, o envolvimento dos três segmentos da comunidade acadêmica - professores, técnicos administrativos e estudantes, bem como egressos, se assim for possível.

b) Dar visibilidade à equipe do NAU e às diretrizes gerais de trabalho no período: objetivos, competências e resultados esperados.

c) Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo NAU na medida em que os resultados de avaliação forem sendo analisados.

d) Divulgar os resultados das análises produzidas pelo NAU aos respectivos públicos de interesse.

e) Potencializar instrumentos de comunicação e divulgação do trabalho do NAU, tanto na Unidade quanto para o público externo a ela. Exemplo: site do NAU, murais, eventos acadêmicos.

 

A respeito do Site do NAU, sugere-se a estrutura mínima a seguir:

 

SITE NAU UFRGS

 

Linguagem de desenvolvimento

  • Plone (padrão UFRGS e SAI)

Localização

  • Aba da página principal da Unidade, chamada Avaliação

Principais informações

  • Portaria de nomeação da Equipe (com link para doc digital),
  • Lista com nomes da equipe e contatos
  • Formas de contato com o NAU: sala, telefone e e-mail

Objetivos de Avaliação e do NAU

  • O que é o NAU, atribuições e responsabilidades frente às demais instâncias de Avaliação da UFRGS (SAI e CPA)
  • Objetivos da avaliação na Unidade e na UFRGS
  • Dimensões do SINAES
  • Manter links para as páginas da SAI, CPA e Fórum dos Naus

Projeto de Avaliação do NAU

  • Aspectos gerais sobre dimensões avaliadas, metodologia empregada e resultados esperados.

Sistemática de reuniões do NAU

  • Manter atualizado o cronograma de reuniões e respectivas Atas.

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Passo 7: Tornar públicos os resultados da avaliação

Os resultados do Projeto de Avaliação devem ser tornados públicos:

a) Internamente à Unidade: em Fóruns, Seminários, Jornadas de debate, e/ou outros eventos promovidos pelo NAU; e durante a Semana de Avaliação da UFRGS (evento Institucional anual).

b) Externamente à Unidade: na UFRGS, durante os Fóruns dos NAUs, através do Relatório de Autoavaliação do NAU, durante o Salão de Ensino; e externamente à UFRGS, através do Site do NAU, de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, entre outros.

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Passo 8 – Elaborar Relatório de Autoavaliação do NAU

 

a) O Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI) constitui-se de um documento com tripla função:

. Possibilitar ao NAU uma análise crítico-reflexiva do trabalho realizado no ano;

. Tornar públicos os resultados de avaliação da Unidade;

. Atender a legislação vigente, a qual prevê que as instituições devem publicar no Sistema e-MEC, anualmente, Relatório Institucional de Avaliação.

b) O RAAI do NAU é solicitado pela SAI e CPA anualmente e deve conter:

. Análise crítico-reflexiva sobre o andamento do Projeto de Avaliação do NAU.

. O que foi realizado no ano considerando as 10 Dimensões e 5 Eixos do SINAES.

. Estratégias utilizadas pelo NAU na sensibilização da comunidade acadêmica para o processo de avaliação institucional.

. Estratégias utilizadas pelo NAU para publicação dos dados obtidos.

. Ações de melhoria na Unidade a partir dos resultados de avaliação produzidos pelo NAU.

. Potencialidades e necessidades de melhoria no dia-a-dia do trabalho do NAU.

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Conclusões

O caminho para a consolidação do NAU passa pelos seguintes aspectos:

. Conhecer as suas atribuições e responsabilidades.

. Conhecer a legislação da avaliação institucional, tanto na UFRGS quanto no âmbito do sistema nacional de educação superior.

. Conhecer o Planejamento Estratégico da Unidade.

. Manter o Projeto de Avaliação da Unidade em execução, com produção efetiva de resultados.

. Elaborar um Relatório de Autoavaliação que demonstre as consequências da avaliação na melhoria da qualidade da Unidade.

. Potencializar a comunicação e a divulgação do trabalho do NAU interna e externamente.

. Manter seus membros motivados para o trabalho e buscando qualificação permanente.

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Imagem Processo de Avaliação:

 

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Créditos MANUAL DOS NAUs (v. 1, 2017)

Elaboração: Nara Magalhães, Técnica em Assuntos Educacionais; Departamento de Autoavaliação – SAI.

Colaboração: Coordenação do Fórum dos NAUs - Profa. Liliana Féris e Francine Baldigen, Técnica Administrativa.

Orientação: Profa. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Secretária de Avaliação Institucional – SAI; Profa. Ana Karin Nunes, Vice-Secretária de Avaliação Institucional – SAI.

 

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