Ano 6 -- número 015
   
Editorial  

 

O planeta da fotografia

 
Porto Alegre, julho de 2009__
   
Agenda de Mesa  
   
   

Nosso planeta está coberto e totalmente interligado , por uma malha formada por ondas eletromagnéticas, constituintes das infovias, onde transitam milhões de dados auditivos, textuais e principalmente visuais, que "viajam" por meio de satélites, cabos submarinos, fibras óticas, ondas de telefonia e etc. Através dela, o homem exerce seu atual poder de comunicação global de forma instantânea, situando-nos e remetendo-nos a acontecimentos de toda ordem, no exato momento da ocorrência dos fatos. O indivíduo, esteja onde estiver, tem acesso, através dos sistemas de telecomunicações interligados, a qualquer parte do globo, com um sem número de assuntos à sua disposição, através da captação de imagens e sons à distância, retransmitidos por satélites orbitais.
Tais informações são geradas e transmitidas graças, principalmente, aos notáveis avanços da microeletrônica e aos modernos aplicativos da fotografia digital. É onde a fotografia se faz presente, de forma imprescindível.


Vivemos na era da Internet. Um complexo sistema de comunicação, constituída por uma intrincada rede de computadores, proporcionando um infinito conglomerado de trocas informativas, constituintes da comunicação globalizada que caracterizam o mundo atual. Nesse amplo ambiente virtual, a fotografia reina soberana. O mundo visual, ou o planeta da fotografia , não somente a utiliza, como depende cada vez mais do seu conteúdo e forma para atingir objetivos e metas, sejam eles quais forem.
Seríamos, certamente, menores sem o recurso e a utilização dos atuais estágios da imagem transmitida.

A fotografia exerce um papel tão abrangente, tão presente no nosso dia-a-dia que foge-nos, muitas vezes, à percepção de sua real grandeza e importância na atualidade. Os diversos meios de comunicação e informação jornalística, publicitária, cultural ou de entretenimento que nos envolve e fascina, são providos essencialmente por imagens fotográficas, quer sejam na forma de imagens estáticas ou dinâmicas. Fotografias dos mais variados assuntos, formas, ambientes, objetos, monocromias, grafismos policromáticos, entre outros, são os principais componentes de incontáveis sistemas de comunicação e informação existentes, que, inquestionavelmente, fazem parte do atual universo visual e ambiental do cidadão comum. E isso acontece em toda e qualquer parte do mundo, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala.


A fotografia, seja impressa, exposta ou projetada, sempre está presente integrando-se definitivamente em várias áreas das atividades humanas, proporcionando, com isso, processos criativos e informativos na busca de novos patamares do conhecimento, em todas suas formas e níveis.
Sem dúvida que a linguagem universal denominada de Fotografia, atua como elemento propulsor à descoberta de novos micro e macrocosmos necessários ao estabelecimento de parâmetros quantitativos e qualitativos de confronto com o nosso próprio meio circundante conhecido.

Em razão disso podemos afirmar que no atual momento das Ciências da Comunicação e Informação, a Fotografia não é apenas só uma personagem de apoio , mas a protagonista em contínua evolução.

Mario Bitt-Monteiro - editor

Fotografia em Destaque
 Edelweiss Bassis

Esta excelente fotografia de Edelweiss Bassis, nos remete, quase que instantâneamente, a um profundo estágio de contemplação. Trata-se de uma imagem simplesmente bela, na qual as figuras em contraluz, parecem transformar-se em pequenos atores participantes de um imaginário ato teatral realizado no fim de um quente dia de verão, a beira do rio. Confira esta Fotografia em Destaque clicando aqui >>[]

 
Portfólios recentes do nosso acêrvo
 
E daqui um tempo...

Bem, daqui um tempo estaremos oferecendo o Curso de Extensão em Processos Artísticos da Fotografia, com a fotógrafa e artista plástica Rochele Zandavalli. Esse Curso vai priorizar as manipulações experimentais em Fotografia de Ateliê e em laboratório fotográfico em preto-e-branco, que vão desde a obtenção de imagens em alto contraste, baixo relêvo e granulações, até técnicas de raspagens, colagens, intervenções e recortes, como também abrangendo alguns métodos de colorizações a partir de técnicas de pinturas com cores transparentes em cópias fotográficas em P&B. Esse Curso provavelmente seja desenvolvido em meados de Outubro de 2009.

 

 

 
  ARGENTINA, de Norte a Sul por Alberto Patrian  
 
 
Alberto Patrian
 
 

A maestria do corte-de-cena, o alcance de matizes impressionantes e a alta qualidade pictórica, são alguns dos adjetivos que personalizam as imagens de autoria do fotógrafo argentino Alberto Patrian, que nos apresenta numa coletânia de fotografias denominada de "Argentina de Norte a Sul" Confira >> []

 
 
  CONTRASTES por Edelweiss Bassis  
 
 
Edelweiss Bassis
 
 

Imagens com motivos recortados em contraluz, adequadas a uma densa saturação nos matizes e nas cores, juntamente a uma equilibrada composição espacial, a fotógrafa gaúcha Edelweiss Bassis nos apresenta o ensaio fotográfico denominado de "Contrastes"
Confira >>
[]

 
 
  O INSTANTE DA CENA por Fernanda Rechenberg  
 
 
Fernanda Rechenberg
 
 

Fotografias com expressivas cenas de sentimento humano, religiosidades, fé, trabalho braçal em colônias agrícolas, close-ups, arquiteturas em madeira, densas cores entremeadas com imagens em preto-e-branco é o que nos apresenta a fotógrafa e jornalista Fernanda Rechenberg, com a sua coleção de fotografias denominada de "O Instante da Cena" Confira >> []

 
 
  PERCEPÇÕES ESPACIAIS por César Vieira  
 
 
César Vieira
 
 

O fotografo e arquiteto César Vieira nos coloca em algumas dessas raras atmosferas ambientais, onde fica evidenciado valor geométrico espacial das construções enfocadas, enquadradas através de um diferenciado senso composional. Confira >> []

 
     
Atividades de Extensão em Fotografia
:: Ações com a Comunidade ::
 
  Oficina de Fotografia Pinhole para 30 crianças, alunos do Colégio Madre Bárbara da cidade de Lageado, RS >> confira
 
  Oficina de Contato com a Fotografia para 6 (seis) alunos especiais, autistas, da Escola Municipal Prof. Luis Francisco Lucena Borges de Porto Alegre, RS >> confira
 
:: Cursos de Extensão ::
 
Confira as atualizações em nosso website
versão em português

versão em inglês

 
 
Expediente
Esta é uma publicação com os direitos reservados, conforme os ditames da Lei dos Direitos Autorais. O teor dos textos e as imagens não poderão ser copiados, nem divulgados sem o conhecimento e consentimento prévio da coordenação do Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS.
A assinatura do jornal virtual o Haleto poderá ser efetuada de forma gratuita, sem ônus, e por qualquer pessoa. Basta nos remeter um e-mail pelo endereço: lexis@ufrgs.br , com os seguintes dados pessoais: nome completo, profissão e cidade onde reside, com o texto: quero inscrever-me como assinante do jornal virtual o Haleto.

IMPORTANTE:Se não desejar mais assinar este jornal, ou não quiser recebê-lo em seu endereço eletrônico, por favor encaminhê-nos o e-mail recebido, colocando no lugar de Assunto, a seguinte frase: Retire meu endereço.

Contatos e sugestões pelo e-mail: lexis@ufrgs.br
Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Site: www.fotografia.ufrgs.br
Porto Alegre, RS - BRASIL - Fone/Fax: +55 51 3308 5147
 

Números anteriores do jornal o Haleto:

001 - 002 - 003 - 004 - 005 - 006 - 007 - 008 - 009 - 010 - 011 - 012 - 013

014

Detalhe do Detalhe - E esta fotografia abaixo? Que será isto?

Para a resposta, clique aqui>>

 

 
 
         
 
2009 - Núcleo de Fotografia da UFRGS, Brasil
Todos os Direitos Autorais reservados.
Webdesign: Mario Bitt-Monteiro