Quem somos
Ensino
Pesquisa
Extensão
Portfolio
Contato
Artigos
Links
 
 

 

Programa de Pesquisa FOT.XPER.UFRGS

O Programa de Pesquisa FOT.XPER.UFRGS, tem por objetivo desenvolver a criatividade e crítica gráfico-visual, através de projetos individuais de experimentações da imagem, com a aplicação de multiprocessos em fotografia autoral. Estes projetos estão nos níveis de graduação, constituindo-se em um estágio de iniciação científica e pós-graduação, como elemento de ênfase nas questões da imagem graficamente exposta. Os alunos participantes, oriundos de diversas áreas da UFRGS, são selecionados após um estagio no GEF (Grupo Experimental de Fotografia).

Linhas de Pesquisa:

1 - Fotografia Experimental e Aplicada - Estudos experimentais, com manipulações de químicas fotográficas e digitais, para o alcance de novas formas imagéticas, com fins qualitativos e artísticos;

2 - Fotografia de Autor - através da aferição pessoal de obtenção fotográfica, e experimentação de técnicas especiais em laboratório fotográfico em preto-e-branco, desenvolver projetos autorais em fotografia;

3 - Teoria dos Universos Circundantes - Metodologia experimental de observação e obtenção fotográfica. Conceituações sobre o sujeito e o espaço em que está inserido.

Níveis de atuação: Graduação e Pós-Graduação
Áreas de ênfase: Comunicação e Arquivologia.
Áreas subseqüentes de atuação: Artes, Biologia, Geografia e Arquitetura

Projetos em Andamento

a) Otimização de Filmes Fotográficos em Preto-e-Branco, com a utilização do Borato de Sódio;

b) Aplicação da Teoria dos Universos Circundantes, como Metodologia Experimental de Observação e Obtenção Fotográfica;

c) A Fotografia como um laboratório de idéias. Constituição do GEF (Grupo Experimental de Fotografia), para graduandos e pós graduandos em Comunicação, Artes, Design, Arquivologia, Museologia e Arquitetura e outras áreas afins da UFRGS, tendo nos exercícios e manipulações fotográficas, o desenvolvimento da criatividade e crítica gráfico-visual.

d) O uso do retrato para resgate da memória oral, São José dos Ausentes, RS. (apresentado no Salão de Iniciação Científica da UFRGS - 2002)

e) Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa: A fotografia como elemento didático-pedagógico no ensino de educação ambiental, em São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, no qual a linguagem fotografica sera aplicada pelos professores nos alunos das disciplinas de artes e ciencias, com o intuito de promover uma maior interação do aluno com o ambiente circundante, com isso promovendo uma melhor educação ambiental. O projeto conta, por enquanto, com cerca de 430 crianças e 25 professores, envolvendo os distritos de São José da Silveira, Várzea, São Gonçalo e Boa Ventura.

LEXIS - Laboratório Experimental da Imagem e do Som

O LEXIS é constituído por dois laboratórios, um de fotografia analógica (lab. de fotoquímica e fine arts), outro de fotografia digital. É o setor de pesquisa do Núcleo de Fotografia, onde se manipula experimentalmente as linhas analógicas e digitais da fotografia, alicerçadas em metodologias artísticas e científicas, que proporcionem o alcance de novos conhecimentos na área.

 


 

© 2001 Núcleo de Fotografia FABICO/UFRGS
Todos os direitos reservados.
design: danielQuevedo