english version
 
Quem somos
Ensino
Pesquisa
Extensão
Portfolio
Contato
Artigos
Links

 

 
 
 
 

Com o ensaio "Percepções de Luz e Cor", a fotógrafa gaúcha Edelweiss Bassis nos apresenta recortes e detalhes fotográficos, inerentes à zona rural em que se localizam, no Estado do Rio Grande do Sul, as colônias dos descendentes dos imigrantes italianos. Edelweiss retrata, com rara sensibilidade, as luzes e cores dos ambientes tanto externos quanto internos, onde vivem, labutam, num mundo todo próprio, personalizado, esses descendentes de imigrantes italianos. O forte dessas imagens aqui mostradas está nos finos recortes-de-cena, na excelência do equilibrio entre a luz e a sombra, coadjuvada por cores que possuem uma boa dose de saturação, constituindo-se esses, como uma assinatura indelével, uma marca autoral de Edelweiss Bassis em suas belas fotografias. Ela é uma fotógrafa com alto grau de percepção contemplativa, adequada a um apurado senso estético, somente realizando seus trabalhos após estar plenamente acostumada com a atmosfera, as luzes , as cores e a gente dos ambientes que ela está para fotografar. Falando de seus trabalhos em Fotografia, Edelweiss nos explica:

"Meu objetivo é extrair o belo do cotidiano, do trivial. Procuro a beleza no feio, na sujeira , nos defeitos. É isso que me inspira. Ver a beleza onde ninguém vê. As cores me fascinam. O contraste. Os opostos. Procuro dar a dramaticidade do PB nas minhas fotos saturadas e contrastantes.
É por aí...
"

O ensaio "Percepções de Luz e Cor", constitui-se numa parcela de uma extensa documentação fotográfica que Edelweiss Bassis realizou no interior dos municípios gaúchos de Garibaldi, Antônio Prado, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, entre outros, focalizando os ambientes, a gente, as atividades campesinas, os produtos coloniais, as luzes e as cores que personalizam os recantos rurais onde vivem esses descendentes da imigração italiana no extremo sul do Brasil. Mario Bitt-Monteiro

Perfil da fotógrafa Edelweiss Bassis >>    
Percepções de Luz e Cor - fotografias de Edelweiss Bassis
Todos os Direitos Reservados - Copyright 2007 EDELWEISS BASSIS


 

© 2007 Núcleo de Fotografia FABICO/UFRGS
Todos os direitos reservados.
Web Design: Mario Bitt-Monteiro