Atividade de Extensão da UFRGS
Página Inicial  
 
Relação de todos os Cursos

Professores convidados: Germano Preichardt > portfólio > e Jair Gilberto Kray > portfólio >

Coordenador: Mario Bitt-Monteiro

Contexto e Objetivos: Este curso visa desenvolver exercícios específicos e técnicas adequadas aos modos de perceber e a observar a natureza, bem como exercitar o registro de imagens fotográficas em ambientes naturais. Também serão abordados os aspectos biológicos do ambiente visitado, tais como a fauna, a flora e outros assuntos específicos referentes ao seu ecossistema natural. Ao lado disso, busca estabelecer uma interação dos alunos com esse lugar visitado, utilizando a linguagem fotográfica como um elo, no intuito de promover e desenvolver aspectos de educação ambiental e a preservação da natureza, além de proporcionar um maior conhecimento sobre os ambientes naturais que nos cercam. O curso intercala atividades teóricas e práticas, utilizando a fotografia em ambientes naturais para estimular a troca de experiências entre os participantes.

Metodologia: aulas teóricas expositivas e demonstrativas com projeções de imagens e textos, adequados a acompanhamento por apostila fornecida. Utilização de equipamento multimídia de projeção. Aulas práticas a campo, com explanações técnicas e orientações aos alunos durante as suas obtenções fotográficas.

No. de participantes: 20 alunos

Local do Curso de Fotografia de Natureza: O trabalho prático de campo será desenvolvido nos ambientes dos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Esses ambientes, na Serra Gaúcha, estão em altitudes médias, que variam entre 700 a 1000 metros acima do nível do mar e são possuidores de uma límpida atmosfera, com rios, riachos, quedas d´água, corredeiras e ecossistemas de turfeiras, que compõem uma das mais belas paisagens do complexo geográfico Sul Riograndense. São campos, pontilhados por conservadas Matas de Araucária (pinheiro brasileiro), que abrigam uma extensa variedade de espécies de avi-fauna e outros animais silvestres. O local do desenvolvimento deste curso de fotografia, será nesses ambientes naturais onde estão sediadas as instalações da infraestrutura do Projeto PRÓ-MATA da PUCRS, no município de São Francisco de Paula/RS, Brasil.

Mais informações do local deste Curso, no link >>

Carga Horária do Curso: 30 horas aula (a hora aula acadêmica é de 50 minutos)

Público alvo: Fotógrafos amadores e profissionais, biólogos, estudantes de biologia, geografia e turísmo, guias de turísmo, técnicos e engenheiros florestais, ambientalistas e pessoas da comunidade em geral que possuam conhecimentos fundamentais em Fotografia.


Pré-requisito: Para participar é preciso ter conhecimentos básicos em fotografia e possuir equipamento fotográfico próprio, composto por uma câmera fotográfica SLR com uma lente normal de 50mm e melhor ainda se o participante tiver também uma objetiva zoom e/ou uma pequena teleobjetiva de 105 ou 200mm. O Núcleo de Fotografia irá disponibilizar também 3 kits de equipamento fotográfico adequado para as tarefas para que possam ser utilizados, se necessário, pelos alunos nas atividades práticas de campo.


Período do Curso: em preparativos.

Datas e Horários da realização do Curso:

Aulas teóricas na FABICO/UFRGS (em nosso endereço):

Quarta
Quinta
Sexta
Saída p/PRÓ-MATA
Quarta
Quinta
-
-
-
aulas práticas de campo
-
-
aula - 2h
aula - 2h
aula - 2h
Saidas de Campo
aula - 2h
aula - 2h

Aulas práticas no Pró-Mata em São Francisco de Paula, RS:

Sábado à tarde
Domingo e segunda, manhã e tarde
Terça pela manhã
-
-
-
aula prática - 4h
aula prática - 4h manhã e 4h tarde
aula teórica de análise das fotografias
fotografia de natureza
fotografia de natureza
Depois do almoço a volta para Porto Alegre
 

Horário da Aulas: aulas teóricas em Porto Alegre, das 19h30min às 21h30min. Os horários das atividades a campo, serão desenvolvidas conforme acêrto dos professores com os alunos.

--------------------------------------------------------------------------------

Programa do Curso

Apresentação do Curso:
1. Descrição da metodologia a ser utilizada e forma de desenvolvimento do curso.

Base Teórica:
2. Histórico sobre a fotografia no registro de imagens de ambientes naturais;
3. Diferenças entre fotografia documental e artística;
4. O fotógrafo e os tipos de ambientes em que ele está inserido;
5. Caracterização dos tipos de ambientes;
6. Tipologia das paisagens: rurais (áreas de cultivos, pastagens e afins) e naturais (planícies, montanhas, campos e matas);
7. Revisão das técnicas básicas de Fotografia:
8. Câmera, obturador, diafragma e fotometragem;
9. Tipos de luzes naturais (alta, média e baixa) e utilização de flash;
10. Composição fotográfica e o enfoque com teor documental ou artístico das imagens;
11. Utilização do tripé, na montagem da composição fotografia e como auxiliar na redução de ruídos;
12. Técnicas de filtragens (tipos dos filtros mais utilizados), temperatura de cor e ISO adequado;

Preparação para a aula prática:
1. Aspectos biológicos dos ecossistemas a serem visitados, detalhes da sua fauna e flora e a tipificação de sua morfologia ou geográfica, aspectos paisagísticos;
2. Obtenção fotográfica em ambientes naturais: clima, horários preferenciais, equipamento, cuidados com o equipamento, e cuidados pessoais;
3.Obtenções fotográficas sob condições climáticas adversas;
4. Definições de possíveis modelos para o ensaio fotográfico;
5. Técnicas iniciais de Close-up e Macrofotografia de Campo; (exercício para desenvolver a atenção aos detalhes macro/micro dos assuntos).

Saída a campo para o PRÓ-MATA
- Aulas práticas para fotografar paisagens, vida silvestre e temas de natureza diversos

Pós Produção (Introdução básica ao processamento de imagens)
1. Leitura e avaliação do material fotográfico obtido durante o Curso;
2. Escolha das fotos para pós-produção;
3. Ligthroom básico, importação de imagens, organização de imagens, ferramentas básicas de edição de imagens;
4. Gerenciamento de catálogos, processamento de imagens e exportação de imagens;
5. Elaboração do portfólio da turma e posterior exposição (escolha das melhores imagens).

Inscrições:

Taxa de Inscrição e custos:R$ 350,00 ,00 (Trezentos e Cinquenta Reais) é o valor da inscrição para este Curso. Além desse valor de inscrição será cobrado de cada aluno a importância de R$ 000,00 (valor a ser orçado), referentea à hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e janta) nos três dias da realização do curso lá nas dependências do PRÓ-MATA (São Francisco de Paula), como também os custos dos deslocamentos da viagem, através de micro ônibus.

Formas de realizar a sua inscrição:

1. Pagamento em banco. Saiba como clicando aqui >> (!) Antes de fazer sua inscrição com pagamento da taxa em banco é necessario entrar em contato com o Núcleo de Fotografia para certificar-se de que ainda há vagas no curso desejado!


2. Pagamento via boleto bancário ou com opção de pagamento com cartão de crédito (vide abaixo): (!) Antes de fazer sua inscrição via geração de boleto ou por meio de cartão de crédito é necessario entrar em contato com o Núcleo de Fotografia para certificar-se de que ainda há vagas no curso desejado!

Fotografia de Natureza no PRÓ-MATA Ainda não disponível!

3. Comparecendo no Núcleo de Fotografia - FABICO/UFRGS, de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público no horário comprendido entre as 10h às 12h e das 13h às 16h.

(Atenção!)Junto com o comprovante de pagamento, a pessoa deve apresentar, remetendo por Fax (51 3308 5147 ou 3308 5435), ou por email a ficha de cadastro preenchida. Para "baixar" essa ficha-de-cadastro, clique aqui >>

* Remeter para os 2(dois) Emails, simultaneamente : lexis@ufrgs.br , fotografia@ufrgs.br

Email alternativo: fotografia_ufrgs@yahoo.com.br

IMPORTANTE:

1 - Não reservamos vagas. Para assegurar a vaga, por favor, faça sua inscrição antecipadamente.
2 - O certificado de freqüência do participante, emitido pela PROREXT/UFRGS com registro no MEC, ficará à disposição do aluno no mínimo em torno de 30(trinta) dias após o término deste Curso de Extensão em Fotografia!

 

Local das inscrições e aulas:
Núcleo de Fotografia - FABICO/UFRGS: Rua Ramiro Barcelos, 2.705, 3o. andar, sala 314 - Campus Saúde - Bairro Santana, Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90 035 - 007 Fone/Fax: 51 3308 5147 - email: fotografia@ufrgs.br
 


 

 

 


 

 

 

02 a 18
 

© 2008 Núcleo de Fotografia da UFRGS - Brasil
All rights reserved.
design: Mario Bitt-Monteiro