Quem somos
Ensino
Pesquisa
Extensão
Portfolio
Contato
Artigos
Links
 
 

 

Caderno de Viagem, relatos de uma expedição científica a Israel e ao Egito


No inicio de setembro de 2003, partiu de Porto Alegre um grupo de 11 pessoas
rumo ao Oriente Médio, mais precisamente para Hertzlia, em Israel, onde está situado o Parque Nacional de Apollonia. Nesse parque, o grupo, liderado pelo Prof. Dr. Francisco Marshall do Núcleo de História Antiga do IFCH da UFRGS, deu seguimento aos trabalhos de escavações no sitio arqueológico, nos ambientes de um castelo do tempo dos cruzados, erguido após a vitória de Ricardo Coração de Leão em Arsuf, nos longínquos dias do ano de 1191 e também nos arredores onde se situava uma antiga villa marítima romana.
O Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS, convidado a coordenar a parte da documentação fotográfica dessa expedição, enviou o fotógrafo Flávio Dutra com o intuito de registrar tanto em textos quanto em imagens os fatos e assuntos correlatos ocorridos nessa viagem. Flávio levou uma série de equipamentos e materiais específicos para essas obtenções fotográficas, constituído por:

Câmeras: Nikon F100 e Nikon FM 2
Objetivas: Micro-Nikkor 60mm, Micro-Nikkor 105mm, grande-agulares de 17mm e 24 mm, tele-objetivas de 300 mm , 500mm Nikkor e objetiva zoom 70~300 Nikkor.
Luz auxiliar: Flash SB – 80DX (2 aparelhos), célula fotoelétrica e flash tipo slave;
Equipamentos de suporte: Tripés, Kelvinômetro+Flashmeter+Fotômetro digital Minolta e linha de filtros Cokin;
Filmes na bagagem: T-MAX 3200, T-MAX 100, Ektachrome GX, Ektachrome VS, TRI-X , Pro-Image 100 e SUPRA 100, todos da Kodak Company.

Para documentações gerais, Flávio utilizou uma câmera digital Mavica da Sony, que apesar de terem uma qualidade apenas razoável, permite uma divulgação mais rápida na Internet, dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em Apollonia/Israel.

De Porto Alegre, Mario Bitt-Monteiro, coordenador-chefe do Núcleo de Fotografia, dirigiu os trabalhos via WEB, onde orientou a aplicação de método experimental de fotografia científica de campo, inserida na Teoria dos Universos Circundantes.
.
Caderno de Viagem constituem-se em fragmentos visuais e textuais daquilo que aconteceu, diariamente, nas atividades desenvolvidas pelos expedicionários brasileiros, durante a 5ª. Expedição Cientifica Internacional à Apollonia – Israel, 2003.

Caderno 1   Caderno 7
         
Caderno 2   Caderno 8
         
Caderno 3   Caderno 9
         
Caderno 4   Caderno 10
         
Caderno 5   Caderno 11
         
Caderno 6   Caderno 12
         
         
         
         
         
 

© 2001 Núcleo de Fotografia FABICO/UFRGS
Todos os direitos reservados.
design: danielQuevedo