erratas

(é errando que se aprende, dizem)




Fique de olho
na gente...

RETORNE À

PÁGINA PRINCIPAL


Escreva-nos!


um projeto do



nossa homenagem




Erros, equívocos e outras bobagens que dissemos...

programa

problema

 

Programa 29
3 a Temporada

Pura Picaretagem!

veiculado em 16set2013

 

(contribuição do ouvinte Bruno T. B. Momberg, de Americana, SP)

"Olá!

Conheci o programa Fronteiras anda Ciência recentemente e tenho gostado de ouvir tanto os mais recentes, quanto os antigos. Foi em um destes que notei um pequeno erro.

No episódio 29 (2013), "Pura Picaretagem", o convidado Carlos Orsi cometeu um engano com relação ao conceito do "campo de distorção da realidade" de Steve Jobs. Embora o fundador da Apple tivesse conhecidas práticas esotéricas, que de fato condenaram o eficaz tratamento de seu câncer no pâncreas, o chamado "campo de distorção da realidade" não era uma delas. Tratava-se somente de um apelido, cunhado por pessoas próximas, ao seu poder de persuasão. Essas pessoas, por concordarem com ideias absurdas durante conversas com Jobs, sentiam-se descoladas da realidade, em um "campo de distorção" criado por ele, o qual nunca afirmou possuir ou criar tal campo. O assunto é tema de quase um capítulo inteiro da biografia escrita por Walter Isaacson.

Obrigado pela atenção a esse preciosismo e parabéns pelo programa!

 

Programa 24
5a Temporada

Ebola !

veiculado em 18ago2014

 

Traduções malucas

Quando Jorge de fala em "plateletas", por favor, substitua por "plaquetas"... Tradução simultânea tem dessas!

Também pedimos desculpas pelo "cliques" que aparecem acidentalmente neste áudio.

JAQ, 08set2014

 

Programa 17
5a Temporada

Poltergeist ?

veiculado em 30jun2014

 

(contribuição da ouvinte Luciana Fava)

"Caros,

Antes de qualquer coisa, quero deixar meu elogio. O trabalho de vocês é muito legal!

Escrevo por um motivo bobo. No episódio citado alguém diz que curandeirismo é crime e está no Código Civil. No Código Civil não há crimes. Crimes são coisas de Direito Penal. É uma distinção que vale a pena conhecer.

Mais uma vez, congratulações pelo trabalho."

NOTA: Agradecemos a observação, muito pertinente. De fato, está no Código Penal, Art. 284o., foi falha minha (Jorge) dizer "Código Civil"... Aproveitamos para compartilhar o linke bastante eloquente do Pe. Quevedo explicando o que é "curandeirismo" (e mencionando seu caráter reconhecido como criminoso em todo o mundo), como mencionei no programa.

JAQ, 18ago2014


Programa 10
5a Temporada

Uso de Animais em Experimentação

veiculado em 12mai2014

(contribuição do ouvinte Icaro Salerno, físico e acadêmico de Medicina)

"Bom dia, uma errata do ultimo programa: o Instituto Butantan fica em São Paulo e não no Rio de Janeiro."

NOTA: Tens toda razão! Misturei as bolas confundindo o Instituto Butantan de São Paulo, onde de fato se produz 80% dos soros e vacinas do país, com o Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) do Rio, o maior centro de pesquisas em saúde pública da américa latina, onde também se pesquisam e produzem vacinas. O trecho em que este erro aparecia foi removido na presente versão do podcast para não confundir os ouvintes menos atentos que o amigo. Obrigado pela dica.

JAQ, 16mai2014


Programa 13
3a Temporada

Vidros
ou "Transição Vitrosa"

veiculado em 28mai2012


(contribuição do ouvinte João Marcelo Lopes Fonseca, médico intensivista)

"Aproveito a oportunidade de ter ouvido o tema "Transição Vitrosa" pelo podcast e nos minutos finais (onde acredito já havia "fechado a cortina" da rádio) está gravada a parte final da conversa entre os convidados e os senhores. Nesse pequeno trecho, o Prof. Jorge A Quillfeldt reintera uma informação do meu ponto de vista equivocada de que órgãos "congeláveis" são "transplantáveis". Tanto fígado (citado no corpo do programa) quanto coração (neste trecho final) não são congelados para serem transplantados, apenas resfriados em um processo bastante bem protocolado que não cabe aqui detalhar. Em nada invalida a parte central do argumento do Prof. Jorge, claro, que também citou outros tecidos como esperma (e poderia ter citado os embriões de fertilização in vitro), de fato submetidos com sucesso ao congelamento em nitrogênio."

NOTA: FdaC agradece a excelente e esclarecedora contribuição do ouvinte.

JAQ, 01jun2012


Programa 39

2a Temporada

Doutor... Quem?

veiculado em 19dez2011


(contribuição do ouvinte Matheus Carvalho, um dos responsáveis pelo Universo Who)

"Bem, muito legal a ideia de vocês de falarem dessa série que gosto tanto. Gostei bastante do podcast, mas gostaria de corrigir alguma informações que vocês passaram, as quais estavam equivocadas:

1-O Primeiro Doctor, o William Hartnell não queria sair. Mas sua aterosclerose estava cada vez pior e ele não tinha mais condições de permanecer no papel.
2-O primeiro arco, An Unearthly Child, teve 4 episódios.
3-Blink foi exibido em 2007, enquanto "Vincent and the Doctor", em 2010.
4-O programa teve seu caráter educacional removido quase que completamente após a era do 1º Doctor.
5-Jamais houve uma sobrinha do Doctor na TARDIS, no começo da série, ele viajava com sua neta, Susan Foreman, e os professores de história e ciência dela, Barbara e Ian, respectivamente. Nos dois filmes feito pro cinema e que se baseavam em arcos do 1º Doctor havia uma sobrinha, esta era a Barbara, mas não é algo canônico e nem muito menos parte da mitologia da série.

Sou um chato de galochas, mas tirando isso, fantástico material. É sempre bom ver pessoas divulgando a série. O fandom é pequeno, mas cresce gradativamente no Brasil. :)"

Podemos acrescentar:

6-Aos 8:15 se menciona que houve 11 trocas: na verdade foram 10 trocas, resultando em 11 doutores.

NOTA: FdaC agradece a contribuição do colega Whoviano, que tem razão nos detalhes apontados. Apenas observamos que nosso objetivo era fazer algo mais leve e superficial para realmente divulgar a série entre eventuais apreciadores de ficção científica que não conhecem DW, promovendo e reforçando a motivação geral pelo conhecimento científico (mesmo que por vias "tortas" envolvendo cabines telefônicas e situações completamente Wibbly Wobbly Timey Wimey).


Programa 13
1a Temporada

Eram os deuses astronautas?

veiculado em 30ago2010


(1)
Neste programa dissemos que as pirâmides egípcias foram erigidas por mão de obra escrava, basicamente deslizando pedras trabalhadas por enormes rampas: tudo isto está certo, exceto que recentemente começou a ficar claro que a maioria desses trabalhadores não era de "escravos", e, sim, de pessoas livres. Nos acampamentos e aldeias dos voluntários havia mercados, padarias, refeitórios e até hospitais bastante sofisticados. Como recompensa, os falecidos erm enterrados em tumbas de pedra nos arredores dessas instalações. Esse mito parece ter começado com um relato distorcido feito pelo historiador Heródoto no século V A.C. Saiba mais sobre a construção das pirâmides consultando aqui (Wikipedia) e aqui (National Geographic). Para compreender outras interessantes implicações dessas descobertas, leia aqui (Skeptoid). Embora muitos não acreditem, a história também é uma ciência na qual ocasionalmente "evidências derrubam mitos". Agradecemos ao ouvinte Marcos Rogério Motta por nos chamar a atenção (e emprestar a frase).

JAQ, 05nov2010


Envie, você também, suas críticas e comentários
para enriquecer nosso material de consulta.

( co-autoria garantida! )

Não aceite gato por lebre!

Saiba mais sobre os temas abordados nos
programas consultando sempre esta página


Última atualização:
08  /  09  /  2014

Anteriores: 18/08/2014,
16/05/2014, 01/06/2012,
27/12/2011 e 09/11/2010
(cores: 28/03/2011)