O GCI, Glossário Cerâmico Interativo, é uma atividade de construção de conhecimento compartilhado, composta de uma série de fichas técnicas relacionadas aos saberes e as práticas específicas aos ateliês de cerâmica artística, divididas em ACERVO, MOSTRUÁRIO e GLOSSÁRIO CERÃMICO.

    Coordenado e elaborado pelos professores do Núcleo Cerâmico do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, será construído conjuntamente com ceramistas, professores e alunos de outras instituições e ateliês de ensino que interajam com a Home Page do LACAD - Laboratório de Cerâmica Artística à Distância.
 

Queima Alternativa - LACAD
Acesso ao LACAD
         
________________________________________________________________________________________________________
 
GLOSSÁRIO CERÂMICO INTERATIVO
      É um dicionário composto de fichas elaboradas por ceramistas do Brasil, a partir da atividade glossário disponível na plataforma Moodle da UFRGS, dividida em glossário técnico , glossário acervo e glossário cerâmico. Seu acesso é restrito aos usuários cadastrados no Moodle/UFRGS.
 
     Após fazer seu cadastro, encaminhe o email de confirmação recebido do Moodle/ UFRGS para gci@ufrgs.br . Após a autorização da coordenação, o curso GCI Glossário Cerâmico Interativo estará disponível quando você entrar na plataforma Moodle/UFRGS.
 
MOSTRUÁRIO

Faiança e óxidos / Simone Nassif
      O MOSTRUÁRIO se caracteriza por uma série de fichas técnicas que descreverão os resultados obtidos em amostras de testes de revestimentos e massas cerâmicas.

 

Ana Flores
      O ACERVO considerará as especificidades poéticas e técnicas relativas aos objetos cerâmicos produzidos por alunos, ceramistas e professores da UFRGS, bem como de outras instituições e ateliês de ensino.