EQUIPE
_________
 

Analice Dutra Pillar (Coordenadora)


Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP,1994), Mestre em Artes pela USP (1990) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1983). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Artes, na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. É Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, onde atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação e Artes Visuais. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). É sócia da International Society of Education Through Art (INSEA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Editora-Chefe da Revista GEARTE. Integra o Conselho Editorial do International Journal of Education Through Art (IJETA). Atua como Consultor Ad.Hoc para revistas e agências de fomento. Tem participado de diversos Comitês Científicos. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais. Tem experiência em Educação e Artes, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, principalmente nos temas: leitura da imagem, arte, produções audiovisuais, mídia televisiva e infância.

analicedpillar@gmail.com


Maria Helena Wagner Rossi (Vice-Coordenadora)

Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Mestrado e Doutorado em Educação na UFRGS. É professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do RS. É professora/pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É líder do Grupo Interdisciplinar Arte, Cultura e Patrimônio - CNPq/UCS e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Arte (GEARTE) - CNPq/PPGEDU/UFRGS. É vice-presidente da FAEB (Federação de arte-educadores do Brasil no biênio 2015-2016). Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre “leitura de imagens” e “compreensão estético-visual”. É autora do livro “Imagens que falam: leitura da arte na escola”, publicado pela Editora Mediação em 2003 (5ª edição: 2011; Edição PNBE: 2011).

mhwrossi@gmail.com


Ana Marta Goelzer Meira

Graduação em Psicologia (PUC/RS 1985), Mestrado em Psicologia Social e Institucional no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional /Instituto de Psicologia/ UFRGS (2004), com a pesquisa A cultura do brincar: a infância contemporânea, o brincar e a cultura no espaço da cidade. Doutorado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação/ UFRGS (2011) com a pesquisa Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre: infância contemporânea, psicanálise, educação e arte. Experiência docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unijuí, UCS, Unifra e Unilasalle. Coordenadora do projeto Cidade das Crianças. Experiência nas áreas de Psicologia, Psicologia Social, Educação, Psicanálise, Artes, Cultura, Infância contemporânea, Cidade e Brincar. Integrante do GEARTE/PPGEDU/UFRGS..

anamartameira@gmail.com


Andrea Hofstaetter

Artista plástica e professora adjunta do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes/UFRGS. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009). Tem experiência com ensino de artes visuais na educação básica. Atua principalmente nas seguintes áreas: arte e ensino de arte; história e critica das artes visuais.

andreaho@terra.com.br


Doris Torchia Barbosa

Graduanda em Design Visual na UFRGS com experiência na área de Desenho Industrial. Atualmente é bolsista de apoio da Revista GEARTE pelo Programa de Apoio à Edição de Periódicos (PAEP/UFRGS).

 

doris0torchia0barbosa@gmail.com


Elisete Armando

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Educação: arte, linguagem e tecnologia. Possui Graduação no Bacharelado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, e Licenciatura em Educação Artística pela mesma Universidade. Atuou como Professora na área de Arte Educação e Tecnologia, no Instituto de Artes da UFRGS. Exerceu a Tutoria: na Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância REGESD/UFRGS; na Rede de Formação para mediadores, da 9ª Bienal do Mercosul; no Curso de Extensão de Ensino de Artes Visuais no Ensino Médio: A Experiência de Aprendizagem e o Professor Propositor, FORPROF/UFRGS.

elisete.armando@gmail.com

Gabriela Bon

Graduada em Artes Plásticas (UFRGS, 2003), com habilitação em História, Teoria e Crítica de Arte; Fez Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural (UFRGS, 2005); Mestre em Educação (UFRGS, 2012), sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar, com bolsa Capes/Prof. Doutoranda em Educação (UFRGS, em andamento desde 2012), sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar, com bolsa Capes. Fez Estágio Sanduíche de Doutorado em Madrid, Espanha (UCM, 2015), sob coorientação da Profa. Dra. María Acaso, com bolsa PDSE da Capes. Atuou como Tutora de Apoio e a Distância na Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), no curso de Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância no polo Porto Alegre (UFRGS) e como coordenadora de EAD e formadora de mediadores, nas modalidades presencial e a distância, na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Editora assistente da Revista GEARTE.

gabibon@gmail.com


Gilvânia Maurício Dias de Pontes

Doutora pelo no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Educação: arte, linguagem e tecnologia. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp/UFRN. Experiência em cursos de formação de professores para as áreas de artes e educação infantil.

gilvaniapontes@hotmail.com


Juliano de Campos

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob a orientação da profa. Dra. Analice Dutra Pillar. Possui graduação em Produção Audiovisual - Cinema & Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Estudante do curso de graduação Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas área de Produção Audiovisual como diretor e fotógrafo.

julianodecampos@gmail.com


Liliane de Fátima Giordano

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob a orientação da profa. Dra. Analice Dutra Pillar. Possui graduação em Fotografia (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (1997), ambas pela pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência na área de processos de aprendizagem da fotografia, projetos de identidade visual e fotografia autoral.

julianodecampos@gmail.com


Lourenço Cossa

Professor de Graduação em Educação Visual (Desenho de Observação) na Escola Superior Técnica (ESTEC) - Departamento de Design e Multimídia na Universidade Pedagógica em Maputo (UP) – Moçambique e Docente do Programa de Pós-Graduação do Curso: Design e Multimídia – Desenho e Representação e Práticas de Ilustração na UP-ESTEC; Coordenador da Auto Avaliação da ESTEC-UP; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PGEDU/UFRGS (2013). Mestre em Educação pela UFRGS (2007). Graduação em Artes – Licenciatura de Desenho e Plástica e Bacharelado em Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais - EBA (2001). Possui experiência de docência de Cerâmica, Desenho Analítico e História da Arte na Escola Nacional das Artes Visuais.

faysakho@yahoo.com


Maria Isabel Petry Kehrwald

Licenciada e Especialista em Artes Plásticas e Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Atuou como docente e diretora executiva na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/RS – FUNDARTE, e coordenou o convênio com a Universidade Estadual do RGS – UERGS, para execução dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, em Dança, em Música e em Teatro. Foi coordenadora do Polo Fundarte da Rede Arte na Escola, convênio com a Fundação Iochpe-SP. Organizou e coordenou Salões de Arte, Encontros de Pesquisa e os Seminários Nacionais de Arte e Educação da Fundarte/Montenegro. Tem experiência na área da educação, formação docente, currículo e artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, cultura, leitura de imagem, interdiscipliraridade, processo criativo e metodologias de ensino..

belpetry.mgo@terra.com.br


Marília Forgearini Nunes

Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013) com pesquisa financiada pelo CNPq. Revisora da Revista GEARTE. Parecerista do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para diferentes acervos. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil, mediação da leitura, alfabetização verbal, letramento literário e visual, leitura da imagem a partir da semiótica discursiva, PNBE e formação leitora.

mariliaforginunes@gmail.com


Marion Diverio Faria Pozzi

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PGEDU/ UFRGS (2013). Mestre em Arquitetura PROPAR/UFRGS (1999) e Graduada em Arquitetura pela FA/ UFRGS (1990). Docente permanente da FA/UFRGS. Coordenadora adjunto do Programa de Extensão Design no Bairro, contemplado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE/PROEXT 2012. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão. Áreas de atuação: Ensino do Design e Arquitetura. Temas: Arquitetura e Design Social, Semiótica aplicada (Motion Design, Interfaces para WEB), Processos de criação; Sistemas de representação e linguagens gráficas.

mdpozzi@terra.com.br


Rejane Reckziegel Ledur

Ulbra

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – IA/UFRGS (1992), Mestrado em Educação – FACED/UFRGS (2005) e Doutorado em Educação - FACED/UFRGS (2013). Professora do Curso de Artes Visuais e Pedagogia EAD da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas/RS e professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RS). Possui experiência no ensino de Artes Visuais e na formação continuada de professores na área de Arte na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: arte contemporânea, ensino da arte, produção de sentido, experiência estética.

rejaneledur@gmail.com


Rita Inês Petrykowski Peixe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012); Mestre em Educação pela Universidade de Campinas/Universidade do Contestado (UNICAMP/UnC, 2003). Especialista em Arte/Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1999). Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas e graduação em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional. Em 2011 desenvolveu Estágio de Doutorado no Exterior (doutorado sanduíche) como bolsista da CAPES. Atuou como professora titular no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Design (PPG Design) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), nos Departamentos de Design/Arquitetura e Urbanismo e na coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária da UNIVILLE, bem como na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Atualmente, atua como professora no Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC de Itajaí. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes temas: educação, métodos e técnicas de ensino, cultura, arte/educação, arte, ensino da arte, estética e semiótica, teoria e história da arte, design e design social, tecnologias sociais, economia solidária e artesania.

ritapeixe@hotmail.com


Rosana Fachel de Medeiros

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais (UFRGS/2004), em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil (UFRGS/2006) e Especialista em Educação Infantil (UFRGS/2007). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS/2010), na linha de pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologia e Doutoranda em Educação (PPGEDU/UFRGS) na mesma linha de pesquisa. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Canoas.

zanafachel@yahoo.com.br


Ruth Rejane Perleberg Lerm

Doutoranda em Educação (ingresso em 2012) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010), Especialista em Arte-Educação (1992) e Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas (1989) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas. Sua pesquisa está voltada para o estudo de textos verbovisuais tendo como aporte teórico a Semiótica Discursiva.

ruthlerm@yahoo.com.br


Solange de Fátima Gabre

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar. Bolsista CAPES no Programa Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE, no período de outubro de 2014 à junho de 2015, realizado na cidade de Madrid - Espanha, tendo como tutora a Prof. Drª Maria Acaso Lopéz-Bosch. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2011). Especialista em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP (2007). Especialista em Educação Especial/ Inclusão pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2005). Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas-FAP (2003). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte e Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, coordenado pela prof. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto. Atua na equipe pedagógica de Arte no Departamento de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, responsável pela Linguagem Visual, onde coordena e desenvolve a formação continuada de profissionais que atuam com crianças de 0 a 5 anos de idade.

sogabre@gmail.com


Tatiana Telch Evalte

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente atua como bolsista voluntária em pesquisas com a Profª. Drª. Analice Dutra Pillar.

tatitelch@yahoo.com.br


Umbelina Maria Duarte Barreto


Possui Graduação em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professora Associada, nível I, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) ligado ao PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do Desenho e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte. Tem atuado na Educação à distância e na Iniciação à Docência e desenvolve pesquisa relacionada a Estudos Curriculares de Cursos de Formação em Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação, tendo participado da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Artes Visuais da UFRGS e coordenado a elaboração do Projeto Pedagógico de Licenciatura em Artes Visuais modalidade à distância da UFRGS - REGESD - PROLICEN 2. Tem pautado a sua vida acadêmica na UFRGS na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e tem contribuído ativamente para a melhoria da Universidade atuando em cargos administrativos e acadêmicos..

umdb@terra.com.br


Pesquisadores egressos
x
Web Designer - Regina Veiga