HISTÓRICO
___________

 

No ano de 1995, foi criada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a linha de pesquisa Educação e Arte, a qual somente existia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, possibilitando a formação de mestres e doutores nesta área.

Em 1997, houve uma redefinição das linhas de pesquisa do PPGEDU e as professoras - Analice Dutra Pillar (FACED/UFRGS) e Esther Beyer (Instituto de Artes/UFRGS) de Educação e Arte - passaram a integrar a linha de pesquisa O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Educação e Arte. Tal temática se propunha a desenvolver estudos e análises sobre a construção de conhecimentos específicos relativos às artes e ao modo de abordagem desses conteúdos em situação de ensino formal e informal. A idéia da criação de um Grupo de Pesquisa em Educação e Arte surgiu nos seminários de dissertação e de tese do grupo de orientação das referidas professoras e se concretizou em 20 de junho de 1997. A proposta do grupo consiste em trabalhar, numa perspectiva educacional, as linguagens artísticas na inter-relação teoria e prática.

No ano de 2005, houve nova reestruturação das linhas de pesquisa do PPGEDU e foi constituída a linha Educação: arte linguagem tecnologia, a qual focaliza o campo da educação em suas articulações com arte, linguagem e tecnologia, problematizando diferentes contextos e perspectivas. Dentro desta linha, o GEARTE vincula-se à temática Educação e artes visuais, que tem por foco os diálogos entre educação e artes visuais enfocando a especificidade do conhecimento; produção de sentidos, em diferentes contextos; interação de linguagens; tecnologias. É coordenado por um comitê formado por dois membros efetivos pesquisadores doutores, sendo pelo menos um deles da linha de pesquisa e da temática referidas. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e faz parte do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

x
Web Designer - Regina Veiga