PUBLICAÇÕES
______________
Por Autor
Por Título
________________________________________________________________________________________________________________________
Revista: Educação & Realidade. - V30 n2 Dossiê Arte e Educação

ARTE, CRIAÇÃO E APRENDIZAGEM (2005)
Sinopse

A Revista Educação & Realidade lançou o V. 30, n. 2 – Dossiê Arte e Educação. O Dossiê foi organizado pela professora Analice Dutra Pillar, do GEARTE. São 19 artigos, um depoimento e uma resenha, em que o tema da arte na educação é percorrido sob vários pontos de vista teóricos, metodológicos e conceituais. Ana Mae Barbosa, e m seu depoimento Pesquisa em Arte/Educação: recorte sócio-político, faz um panorama das investigações contemporâneas na área. A resenha, realizada por Ana Laura Frota e Carmen Capra, enfoca o livro Artes Visuais da exposição à sala de aula de Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho e Heloisa Margarido Sales. Alguns artigos têm como corpus as discussões contemporâneas sobre as imagens a partir dos estudos sobre a Cultura Visual, tais como o de Fernando Hernández e o de Susana Vieira da Cunha. Outros abordam os textos imagéticos, a produção e apreensão de sentidos do ponto de vista da semiótica, como os trabalhos de Eric Landowski, Ana Claudia de Oliveira e Analice Dutra Pillar. Os processos de leitura, de compreensão de imagens e a educação estética são objeto dos artigos de Maria Helena Rossi e de Mara Galvani. Discussões filosóficas acerca da estética, do sensível, da percepção do tempo e da arte perpassam os textos de Nadja Hermann, Sandra Richter, Ângela Pohlmann, Paola Zordan e de Luciana Loponte. Sobre o conhecimento teatral e a pedagogia da criação na área do teatro contamos com textos de Jean Pierre Sarrazac, Maria Lúcia Pupo e Vera Bertoni dos Santos. Pensar a educação superior, o surgimento da universidade no Brasil e seus entrelaçamentos com a modernidade em arte é o foco do artigo de Wrana Panizzi e Denise Leite.
________________________________________________________________________________________________________________________

CRIANÇA E PINTURA   (2004)

Autora: Sandra Richter

MEDIAÇÃO EDITORA

Sinopse

Sandra Richter transforma as folhas de papel desse livro em gestos, cores, sentimentos, fantasias, alegrias que fazem parte da infância. Para falar de criança e de arte, a autora reúne expressivos autores e com eles compõe um texto que convida à leitura, emociona e extrapola o tema.

________________________________________________________________________________________________________________________

REGIMES DE VISIBILIDADE NOS DESENHOS ANIMADOS DA TELEVISÃO (2004)

Analice Dutra Pillar
BolsistasBIC/UFRGS: Ângela Desimon Tricot, Rosana Fachel de Medeiros

FACED/UFRGS /FAPERGS

Sinopse

Que desenhos animados as crianças assistem? Como entendem o que vêem? Que sentidos criam para estes desenhos? O que elas aprendem com estes programas? Que tipo de idéias são veiculadas? Como estas idéias são mostradas? Para responder a tais questões, buscamos selecionar alguns desenhos animados contemporâneos, analisar os regimes de visibilidade presentes nestas produções e conhecer as produções que sentido que as crianças lhes atribuem. É feita uma discussão acerca da imagem, de seus efeitos de sentido e do modo como elas capturam o nosso olhar; apresentado um panorama da teoria semiótica, suas origens e a vertente em que estamos trabalhando; abordados os referenciais teóricos da semiótica greimasiana e suas relações com o campo da educação e arte. Trata do fascínio que os desenhos exercem, da produção de sentido construída frente a estas produções e de suas implicações para a educação infantil e para o ensino da arte.

________________________________________________________________________________________________________________________
FILOSOFIA DA CRIAÇAO  (2003)

Autora: Marly Meira

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

O texto de Deleuze representa um conjunto de indagações profundas, de quem faz arte, sobre a poética do ato criador, sobre a presença do sensível na educação, sobre formas de se inventar uma nova vida, uma vida melhor. A autora inicia o texto com um glossário de termos sobre educação visual e criação poética. Sobrevoando o nosso dia-a-dia povoado de imagens, pergunta a seguir - o que faremos com nossa capacidade de indignação e paixão no turbilhamento em que vivemos? Através de suas reflexões, a autora vai tecendo sua proposta de uma pedagogia do acontecimento visual, de aprendizagem da criação, de educar para a arte recuperando a harmonia fundamental do ser.

________________________________________________________________________________________________________________________
A FORMAÇAO DO ATOR   (2003)

Autora: Mirna Spritzer

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Este não é um texto que fala somente sobre formação de atores, ele vai muito além. Fala sobre educação com paixão, sobre diálogo com alunos, sobre avaliação formativa. É um texto que deve ser lido por todos os educadores que 'pensam o mundo e compreendem o seu papel como artistas e como cidadãos'. Mirna revela que é preciso uma grande parceria com os alunos e uma intervenção pedagógica que desperta talentos respeitando o desenvolvimento de cada um.
________________________________________________________________________________________________________________________
IMAGENS QUE FALAM    (2003)

Autora: Maria Helena Rossi Wagner

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Este livro mostra como crianças e adolescentes interpretam diferentes tipos de imagens. Ele é o resultado de uma pesquisa cuidadosa da autora e está cheio de exemplos relacionados à teoria para melhor compreensão do leitor. Qualquer um que faz essa leitura fica fascinado com as maneiras engenhosas com as quais os alunos tentam construir significados para diferentes imagens, desde obras de arte até anúncios publicitários. O livro é interessante para muitos tipos de pessoas, incluindo professores, pais, arteeducadores, publicitários.
________________________________________________________________________________________________________________________
BRINCADEIRA E CONHECIMENTO   (2002)

Autora: Vera Lúcia Bertoni dos Santos

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Este livro inaugura a série Educação & Arte com um texto envolvente a respeito da expressão dramática das crianças. A autora, professora de artes cênicas e atriz, ressalta aos pais e educadores o grande significado das brincadeiras, dos jogos de faz-de-conta e das representações teatrais para o desenvolvimento infantil. Destina-se a professores de educação infantil e séries iniciais, arte-educadores e pais.

________________________________________________________________________________________________________________________
COR, SOM E MOVIMENTO  (2002)

Organizador: Susana Rangel Vieira

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Quatro experientes educadoras em arte-educação infantil são autoras desta publicação. Debatendo práticas rotineiras do 'teatrinho', das 'aulas de música', dos 'trabalhinhos de arte', apresentam novas concepções de ensino das artes plásticas, da música e da expressão dramática, apontando várias sugestões para trabalhar com a imaginação das crianças, usando tintas, cores, sons e movimentos.

________________________________________________________________________________________________________________________
CRIANÇA E TELEVISAO - LEITURAS DE IMAGENS   (2001)

Autora: Analice Dutra Pillar

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Este livro traz contribuições teóricas em dois sentidos - em primeiro lugar, sobre a história da infância e concepções de criança, em segundo lugar, sobre as influências da televisão no imaginário infantil no sentido do pensamento simbólico. Trazendo uma análise dos programas infantis mais assistidos e das relações feitas por crianças com obras de arte. Destina-se a pais e professores, estudantes e pesquisadores em educação infantil, comunicação e arte-educação.
________________________________________________________________________________________________________________________
A EDUCAÇAO DO OLHAR NO ENSINO DAS ARTES (1999)

Organizador: Analice Dutra Pillar

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

O título dessa obra refere-se ao papel dos professores de todas as áreas como educadores do olhar dos educandos, ampliando e coordenando as múltiplas leituras de imagens, oferecendo-lhes elementos teóricos e a possibilidade de discussão de significados. Estão aí reunidos textos sobre leituras e releituras nas artes plásticas, visuais e dramáticas, sobre as relações entre arte e tecnologia, sobre a educação estética, sobre a imagem na literatura infantil; entre vários outros.

________________________________________________________________________________________________________________________
IDEIAS EM EDUCAÇAO MUSICAL (1999 )

Organizador:   ESTHER BEYER

MEDIAÇÃO EDITORA
Sinopse

Como se explica que todos os alunos gostem de música e tão poucos 'entendam' de música? Qual o lugar da música nas escolas? Buscando resgatar o significado da música no currículo escolar, os autores trazem importantes reflexões teóricas e apontam experiências educativas com fundamento nessa nova concepção - de um ensino da música na escola que busque respeitar o aluno enquanto sujeito sensível e construtor de conhecimento, tornando esse ensino tão atraente e contagiante quanto é a música no seu dia-a-dia desses alunos.
________________________________________________________________________________________________________________________
     
   
Web
Web Designer - Regina Veiga