Você está aqui: Página Inicial

Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Administração Pública

O GEDAP é uma iniciativa acadêmica e política.

É uma iniciativa acadêmica, pois é um Grupo de Pesquisa que reúne professores, estudantes e demais interessados em pesquisar e difundir conhecimentos sobre Estado, Democracia e Administração Pública, fazendo parte da estrutura de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Nesse sentido, o Grupo é dedicado à produção coletiva de pensamento crítico e ao trabalho intelectual que busque contribuir para o debate teórico e para a geração de novos métodos, técnicas e ferramentas, em torno das áreas de interesse que se organizam ao redor de três eixos temáticos:

A) Estado

B) Democracia

C) Administração Pública

É uma iniciativa política, pois partimos da premissa epistemológica que a imprescindível busca da objetividade e do rigor científico não significa neutralidade frente à realidade social. Ao contrário, pensamos que as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo partem da ideia de que o conhecimento científico pode ser uma importante ferramenta para a emancipação social. Entendemos que a tarefa acadêmica é obrigatoriamente uma tarefa de transformação do Mundo e, nesse sentido, consideramos que América Latina é hoje o espaço mais interessante de transformação política e social, gerando esperanças nos setores populares de todo o mundo.

O objetivo principal do GEDAP é fomentar projetos de pesquisa que contribuam para a elaboração de um modelo alternativo de Gestão Pública, fundado na defesa radical da participação cidadã como elemento central da democracia. Como estratégia acadêmica para a divulgação dos resultados dos seus projetos de pesquisa, o Grupo participa de congressos e periódicos científicos no Brasil e no exterior. Ademais, visa apoiar e estimular a pesquisa de graduandos, especializandos, mestrandos, doutorandos, recém-doutores e pós-doutorandos. Também faz parte da missão do Grupo interagir com organizações públicas, movimentos sociais, outras instituições de ensino e pesquisa, redes, núcleos, centros, grupos e pesquisadores que atuem em áreas de interesse comum, dando preferência ao intercâmbio latino-americano.

Não existe um critério pelo qual pesquisar. Por favor adicione um usando a aba 'critério'.