-Laboratório de Ensino:
Tem por finalidade desenvolver pesquisas e práticas contributivas para a formação pedagógica e profissional nos cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado e Geografia e Pós-Graduação em Geografia.

-Laboratório do Espaço Social (LABES):
Desenvolve investigação sobre o espaço social e a organização do território. Análise de mudanças sócio-espaciais e da transformação e formação das territorialidades. Dinâmicas urbana e agrária e processos de regionalização. Gestão de território associado ao processo de Reforma do Estado.
http://www.ufrgs.br/labes

-Laboratório de Geoecologia e Permafrost (OIKOS):
Pesquisa o ambiente terrestre das regiões polares e contribui no ensino de geoecologia, hidrologia e pedologia, no âmbito da geografia. É um espaço para a integração de professores, estudantes e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa,experimentos, estágio supervisionado, elaboração de recursos didático-pedagógicos e ações integradoras sociedade-universidade.

-Laboratório de Geografia Física:

Desenvolve pesquisa na área de hidrogeomorfologia, mapeamento geomorfológico, geomorfologia urbana, processos de arenização e problemas ambientais urbanos.

-Laboratório de Geotecnologias Aplicadas: 
Atualmente desenvolve pesquisas em modelagem dinâmica espaço-temporal e modelagem dos estoques de carbono da vegetação utilizando como ferramentas de estudos as tecnologias de sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de informações geográficas.
http://www.ufrgs.br/geotecnologias

-Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (NEGA):
Agrupa os interessados em estudar e discutir os temas referentes às questões teórico-metodológicas e epistemológicas da Geografia na sua relação com a Questão Ambiental. Nesse sentido, desenvolve pesquisas, projetos e outras atividades vinculadas à teoria da Geografia, ao estudo do Ambiente e à Educação Ambiental.
http://www.ufrgs.br/nega

-Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (NUPAC):
Desenvolve pesquisas glaciológicas e geográficas na Antártica, executando o programa oficial do Brasil no continente antártico, voltado à obtenção de registro da história da atmosfera a partir de testemunhos de neve-gelo. Executa também o monitoramento das variações das geleiras do planeta.
www.ufrgs.br/antartica

-Programa Especial de Treinamento (PET):
Grupo de estudantes de graduação que visa contemplar ensino, pesquisa e extensão através de atividades teórico-práticas buscando auxiliar em problemas do cotidiano da sociedade contemporânea.

-Participação do Departamento de Geografia em outros centros de pesquisa:
O Departamento de Geografia é um dos participantes no Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia – UFRGS – que conta com equipamentos e softwares de última geração nas áreas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.