Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS  

Apresentação

      O GEU tem sua origem na pesquisa "Rediscutindo a questão de articulação entre graduação e pós-graduação” na UFRGS. As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação, preocupadas com o distanciamento existente entre pós-graduação e graduação decidiram realizar um estudo sobre o tema. As professoras Maria Estela Dal Pai Franco, Maria das Graças Feldens, Marília C. Morosini e Denise B. C. Leite do Programa de Pós-Graduação em Educação foram convidadas para realizar uma pesquisa para identificar as modalidades de articulação entre os cursos, as mediações existentes entre a ação docente e a administrativa e apresentar subsídios para a implementação de novas ações institucionais. No decorrer da pesquisa, a equipe ampliou-se com a incorporação das Professoras Clarissa E. Baeta Neves e Arabela C. Oliven do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.


       Desde 1995, o GEU formou uma Rede de Grupos de Estudos e de Pesquisas, integrada pelo GEU (PPG Sociologia) e GEU/Edu/Ipesq (Inovação e Pesquisa/PPG Educação), ambos na UFRGS. Posteriormente, foram criados outros dois grupos, vinculados a Instituições de Ensino Superior localizadas no interior do estado do Rio Grande do Sul: GEU/UPF (Universidade de Passo Fundo) e GEU/UFPel (Universidade Federal de Pelotas).


       O GEU é hoje uma rede consolidada de estudos e de pesquisa, registrada no Diretório dos Grupos de Pesquisa/CNPq. A sua missão, realizada com sucesso, tem sido a de criar oportunidades para formação, para a reflexão, para a produção do saber, para a inovação, para a divulgação do conhecimento e para o aprimoramento das políticas voltadas ao ensino superior. Por isso, seu trabalho envolve a orientação de alunos de iniciação científica, de graduandos, mestrandos e doutorandos. O GEU também desenvolve pesquisas em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais e seus membros têm participação ativa em associações e eventos nacionais e internacionais. As pesquisas desenvolvidas pelo GEU, ao longo do tempo, têm contado com o apoio institucional da PROPESQ/UFRGS e de agências de fomento como CNPq, FAPERGS, CAPES, FULBRIGHT. A produção científica do GEU está amplamente divulgada em livros, periódicos e eventos nacionais e internacionais. A trajetória do GEU acompanha a dinâmica do campo da educação superior com toda sua complexidade e com todos os seus paradoxos, no Brasil, tanto quanto, no cenário internacional. Deste modo, o GEU se destaca pela expertise adquirida ao tratar deste campo de pesquisa, explorando e incorporando, constantemente, novos temas e objetos de estudo e pela sua capacidade de estimular o esforço de produção de conhecimento sobre o ensino superior, numa perspectiva interdisciplinar, interinstitucional e comparativa. 

      A Rede GEU, por meio de seu grupo GEU - Ipesq/Edu/UFRGS , é vinculado à Rede Universitas-BR e à rede RIES (Rede de Investigadores de Educação Superior).

 

 

AGENDA







Agenda indisponível no momento.






Mais Eventos