Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS  

Pesquisa GEU-IPESQ

O desafio da interdisciplinaridade: políticas e trajetórias Institucionais
 
Descrição: O estudo tem como objetivo geral, analisar as políticas públicas ligadas a multi/ interdisciplinaridade na Educação Superior e suas ressignificacões em diferente modelos institucionais, nos anos 2000. O projeto deriva de dois estudos mais amplos : 1) Continuidade do Subprojeto O desafio da multidisciplinaridade: caminhos brasileiros da graduação e da pós-graduação e sinalizações internacionais (aprovado na COMPESQ/Faced/UFRGS 20 04 2011 e Registro no Sistema de Pesquisa da UFRGS N º 20 552), iniciado em agosto de 2011 e com conclusão prevista para julho de 2013), que integra o Projeto: Educação Superior Brasileira: Desafios Contemporâneos, coordenado pela Dra. Clarissa Baeta Neves ( Rede GEU- Grupo de Estudos sobre Universidade, Obeduc - EDITAL Nº 38/2010/CAPES/INEP). 2) Desdobramento do eixo Políticas de Interdisciplinaridade e Trajetórias Institucionais , vinculado ao projeto Educação Superior e Educação Básica no Brasil: vinculações necessárias coordenado pelo Dr Jaime José Zitkoski , (aprovado Compesq e Registro no Sistema de Pesquisa da UFRGS nº 24 152, inicio em 01.03.2013 e previsão de conclusão 01/02/2017).
 
Maria Estela Dal Pai Franco; Elizabeth Diefenthaeler Krahe; Jaime José Zitkoski.
Período: Em Andamento.
 

 

O desafio da multidisciplinaridade: caminhos brasileiros da graduação e da pós graduação e sinalizações internacionais
 
Descrição: A questão do conhecimento na modernidade traz consigo novos portais de problemas os quais apontam a diversidade de desafios e a importância da educação superior estudar e refletir criticamente sobre os avanços científicos tecnológicos. A multidisciplinaridade/ interdisciplinaridade parece ser um caminho fértil para o enfrentamento de desafios contemporâneos da educação brasileira e seus desdobramentos sócio-educacionais e intelectuais. É possível perceber que a própria multidisciplinaridade é um dos grandes desafios contemporâneos que se coloca à educação superior. E no caso da ES brasileira esse desafio parece estabelecer-se, também, na forma de projeto de governo/ Estado. Dessa forma, este projeto justifica-se por estar inserido na dinâmica da contemporaneidade em que as fronteiras disciplinares parecem cada vez menos estabelecidas e outros arranjos teórico-metodológicos surgem na produção do conhecimento.O projeto também encontra justificativa frente ao crescente número de Programas e Cursos multidisciplinares surgidos no Brasil na última década.O objetivo geral é analisar e compreender a inserção de abordagens multi/interdisciplinares nas políticas de educação superior brasileira e suas reconfigurações no espaço de IES públicas federais.Tem como objetivos específicos:a)analisar o contexto das políticas multi/interdisciplinares da Educação Superior e de documentos de organismos internacionais com força política sobre a universidade;b)identificar e analisar possíveis aproximações de políticas de educação superior internacionais/ locais (sistema e institucional) relativas à multi/interdisciplinaridade;c) delinear um panorama de instituições públicas federais que oferecem cursos multi/interdisciplinares de graduação e/ou de Pós-graduação (número de instituições, numero de cursos, demanda, ingressos, egressos, áreas envolvidas, a partir de dados do INEP) por tipo de organização acadêmica das IES, unidade da federação e região;d)identificar ações multi/interdiscilinar.
 
Maria Estela Dal Pai Franco; Elizabeth Diefenthaeler Krahe; Marlize Rubin Oliveira;  Luciane Spanhol Bordignon; Solange Maria Longhi.
Período: Concluído.

 

Universidade e Espaço da Ética na Pesquisa: a voz de políticas internacionais e de políticas públicas brasileiras.
Maria Estela Dal Pai Franco;Elizabeth Diefenthaeler Krahe; Arabela Campos Oliven; Merion Campos Bordas.
Período: Concluído
 
Modificações curriculares decorrentes da LDBN nas licenciaturas da UFRGS
Elizabeth Diefenthaeler Krahe
Período: Concluído
 
Energias e Movimentos na Educação Superior: a Pedagogia Universitária na UFRGS
Elizabeth Diefenthaeler Krahe
Maria Estela Dal Pai Franco
Período: Concluído
 
Espaços de Construção da Pedagogia Universitária na UFRFS- memórias Vivas
Maria Estela Dal Pai Franco
Período: Concluído

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