Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS  

GEU - UPF

Rosani Sgari Szilagyi (Coordenadora)

 

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1983), graduação em Psicologia Habilitação Em Formação de Psicológo pela Universidade de Passo Fundo (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo, Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humans da UPF, foi membro suplente do Conselho Fiscal da Fundação Universidade de Passo Fundo- Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comportamento, liderança, psicologia organizacional e competência.

http://lattes.cnpq.br/9372719250550025

Solange Maria Longhi (Vice-coordenadora)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs (1977), doutorado em Educação pela Ufrgs (1998), tendo realizado estudos de pós-doutorado na Ufrgs com estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra UC Portugal (2006). Colaborou no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufrgs na disciplina Teoria e Prática da Educação Superior como bolsista de pós-doutorado Reuni. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEU-UPF e membro do GEU/Ipesq PPGEDU/Ufrgs, fazendo parte da Rede GEU. Participou do Projeto do Observatório da Educação Capes/ Inep - Obeduc 2010 coordenado pelo GEU Sociologia / Ufrgs: Educação Superior Brasileira: desafios contemporâneos, sendo coordenadora do sub projeto de pesquisa Educação Superior e Formação Docente para a Alfabetização. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Anpae. Tem experiência na área de Educação Básica (ensino fundamental e médio) e de Educação Superior, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, podendo assessorar instituições e sistemas educacionais em temas como: políticas públicas (analfabetismo, alfabetização, EJA), educação superior (pesquisa, pós-graduação, pedagogia universitária, avaliação institucional, metodologia do ensino superior, educação científica). Concentra sua produção científica na área de políticas públicas, (analfabetismo e educação superior). Dedica-se a estudar o sistema universitário, em especial, a universidade comunitária.

http://lattes.cnpq.br/3575134540065011

Selina Maria Dal Moro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1972) e mestrado em Educação Área Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1985). Atualmente é professor colaborador do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo e professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e organização dos processos pedagógicos, sociologia da educação e metodologia do ensino. É diretora da seção do RS da Anpae gestão 2008-2011; presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Professores, gestão 2006-2008 e secretária desta Associação na gestão 2009-2010 e 2010-2012.

http://lattes.cnpq.br/5282004134323056

 Pesquisadores

 

Altair Alberto Fávero

possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências sociais(1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética,tendências e modelos de gestão na educação superior. Coordena o projeto " Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário" e o projeto "Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino" em andamento desde 2008. É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (Pucrs) todos cadastrados no CNPq. É também avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010.

http://lattes.cnpq.br/5866881378328643

 

Cleide Fátima Moretto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora titular III da Universidade de Passo Fundo, Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Trabalho (Giest), Docente Permanente em Tempo Integral do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Pesquisa nas áreas de desenvolvimento socioeconômico e economia do trabalho ou economia dos recursos humanos, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino superior, desenvolvimento sustentável, mercado de trabalho, setor informal, saúde do trabalhador e envelhecimento humano.

http://lattes.cnpq.br/4538022841136072

 

Cristina Fioreze

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004) e é doutoranda em Sociologia pela UFRGS. É professora em regime de tempo integral da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Serviço Social/Faculdade de Educação. Foi coordenadora do curso de Serviço Social e atualmente coordena a Divisão de Ensino de Graduação. Participa do Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas, vinculado ao PPG em Educação da UPF, e coordena o projeto de extensão Educação e Cidadania. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, controle social, serviço social, educação, educação superior e assistência social.

http://lattes.cnpq.br/0042420942779752

Maria Aparecida Estacia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo(1983), especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Fundação Getúlio Vargas(1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(1999) e aperfeicoamento em Formação Em Coordenadores de Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo(1990). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas:PERFIL GERENCIAL, MUDANÇAS.

http://lattes.cnpq.br/2815232271494525

Maria Tereza Angoleri

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1990) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002). Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo e professora titular da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação Especial - Atendimento Educacional Especializado, educação ambiental e formação continuada.

http://lattes.cnpq.br/0846516327102210

Ricardo Rossato

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1972), graduação em Teologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1970), graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1972), graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(1970), especialização em Demografia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1975), especialização em Especialização Em Administração Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1990), especialização em Teoria da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(1981), mestrado em Demografia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1976), doutorado em Demografia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1978), pós-doutorado pela Universite du Quebec(1994) e pós-doutorado pela Unesco(2001). Atualmente é professor titular da Faculdades Palotinas, Membro de corpo editorial da Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen), Membro de corpo editorial da Percursos e Membro de corpo editorial da Litterarius. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:População, Política, Demografia, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/7756763222944187

Sirlei de Lourdes Lauxen

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional, pela Unijuí. Atualmente é professora da Universidade de Cruz Alta/RS e Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-atual). Participa da organização de eventos da Universidade. Membro do Conselho Curador(2008-atual); do Consun (2008-atual); do Conselho Municipal de Educação (2008-atual); Preside a Câmara de Graduação e Legislação (2008-atual). Foi Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (graduação e especialização). Tem experiência na área da gestão e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia universitária, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo e avaliação. Pesquisa na área de formação de professores e políticas públicas.

http://lattes.cnpq.br/2677616430037792
 

 
Luciane Spanhol Bordignon

Possui graduação em Ciências Licenciatura Curta Duração pela Universidade de Passo Fundo (1987), graduação em Licenciatura Plena Habilitação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Doutorado Sanduiche no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa (2011). É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.É docente na Universidade de Passo Fundo e titular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mathias Lorenzon. Tem experiência na área da Matemática, gestão escolar e ensino superior atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e superior, matemática, ciências, cidadania; escola, políticas públicas educacionais, ensino superior e atualização pedagógica.

http://lattes.cnpq.br/5581578176881785


Outros participantes
Aline Rocha - Mestrado - Assistente de Pesquisa
Jenifer de Brum Palmeiras - Graduação - Assistente de Pesquisa
Leda Rubia Corbulin Maurina - Mestrado – Psicólogo
Maria Alice – graduação psicologia - Assistente de Pesquisa


Bolsistas de IC
Camila Erpen Zardo - http://lattes.cnpq.br/1755796087713888
Francieli Stefanon

 

 

 

AGENDA







Agenda indisponível no momento.






Mais Eventos