Assentamento

 

familia
Família Bendente, maio de 2013

O Assentamento Filhos de Sepé esta localizado no distrito de Águas Claras, município de Viamão, uma cidade da Região metropolitana de Porto Alegre. Ali vivem, 376 famílias desde 1998, ano em que a área foi conquistada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.  

Essas famílias tem sua origem em 115 municípios do estado do RS,  representando uma diversidade de experiências em relação à agricultura e às formas de produção e de tipos de cultivo. É o maior assentamento de reforma agrária no estado, com 9.450 hectares. A principal produção do Assentamento é o arroz agroecológico, que ocupa cerca de 1600 há a cada ano. Além disso, as famílias também estão envolvidas com o cultivo de hortaliças e frutas, gado leiteiro e produções de agroindústria como pães e massas caseiras, laticínios, mel, geléias e embutidos.

No centro do Assentamento, está a Unidade de Conservação de Proteção Integral Refugio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, abrigando importantes nascentes do rio Gravataí e áreas de fundamental importância para o abrigo da fauna residente e migratória, tais como os últimos indivíduos registrados no país de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), bem como espécies ameaçadas de extinção. Clique aqui para saber mais. 

 

horta
Horta com cultivo de hortaliças, propriedade do Seu Neres, abril de 2012

mapa
Mapa ilustrativo do Assentamento, elaborado por Potira Preiss

impressao