Plataforma NAVi
Destaques
20/07/2009
Instalação da Plataforma NAVi no TJ-RS
Leia Mais
20/07/2009
Produções textuais do Grupo NAVi
Leia Mais
NAVi
Grupo de Pesquisa

Home
Bem-vindo ao site do Grupo de Pesquisa NAVi
Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da UFRGS

O NAVi iniciou suas atividades no segundo semestre de 1999, sob o nome de Projeto de Educação a Distância da Escola de Administração. A partir de estudos iniciais, verificou-se a necessidade de fornecer treinamento e suporte aos professores no uso da tecnologia e também no aspecto didático, sendo assim necessário um laboratório dedicado a dar apoio à educação à distância.

A ênfase inicial do núcleo foi de dar suporte às disciplinas dos cursos presenciais, estabelecendo-se como ferramenta didática opcional para os professores. Logo em seguida, deu-se início ao desenvolvimento de cursos de extensão através da Internet.

A partir de janeiro de 2001, o então Projeto de Educação a Distância passou a chamar-se NAVi - Núcleo de Aprendizagem Virtual. Iniciou-se, também o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que veio a se chamar de Plataforma NAVI. A ênfase e o compromisso passaram a ser de dar condições para a realização de cursos e atividades de interação à distância, com enfoque para uso da Internet. Para acessar um histórico mais completo da Plataforma NAVi, clique aqui.

O Grupo de Pesquisa NAVi tem por objetivo geral desenvolver e divulgar conhecimento sobre opções inteligentes de aprendizagem no contexto de organizações de diferentes portes, setores e finalidades, via apoio de tecnologias de comunicação e informação, especialmente de plataformas de educação com enfoque sistêmico, visando a contribuir com o debate acadêmico e fornecer soluções que fomentem o aprendizado e desenvolvimento de diferentes pessoas, grupos, instituições e sociedades.

Já os objetivos específicos do grupo são:

a) promover e intensificar a discussão, no âmbito da EA e da UFRGS, acerca de ambientes virtuais de aprendizagem, sua aplicabilidade, propósitos e relevância para o ensino, mormente o ensino de Administração;

b) a partir de diferentes ambientes já existentes de ensino-aprendizagem (inclusive a Plataforma NAVi, desenvolvida na EA/UFRGS), desenvolver objetos de aprendizagem com base em abordagens de gestão, sociologia, psicologia e informática, na teoria de sistemas, do enfoque construtivista da educação e de novas tendências recentes da internet (especialmente das comunidades de convivência);

c) promover a divulgação de pesquisas acerca de ambientes virtuais de aprendizagem junto ao contexto acadêmico e organizacional, no âmbito teórico, sobretudo através de periódicos, livros e artigos em congressos e outros eventos; e

d) promover a divulgação de pesquisas acerca de ambientes virtuais de aprendizagem junto ao contexto acadêmico e organizacional, no âmbito prático, especialmente em workshops, materiais de divulgação e eventos em diferentes organizações e instituições.