Você está aqui: Página Inicial Dicas Sustentáveis Quando estiver na cozinha...

Quando estiver na cozinha...

1. Tampe suas panelas enquanto cozinha.

Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.


2. Aprenda a cozinhar em panela de pressão.

Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc. Muito mais rápido e economizando 70% de gás.


3. Cozinhe com fogo mínimo.

Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

 

4. Compre alimentos frescos ao invés de congelados.

Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

 

4. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez.

Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc.


5. Mude sua geladeira ou freezer de lugar.

Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!


6. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias.

O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.


7. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias.

Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve