Você está aqui: Página Inicial Pesquisa Educação para a Sustentabilidade

Educação para a Sustentabilidade

 

 

As demandas por mudanças de comportamento em prol da sociedade e do meio ambiente estão conduzindo a um repensar da educação. Atualmente, vive-se a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005 – 2014), sendo a UNESCO responsável pela sua coordenação internacional. Sua ênfase está centrada no papel da educação na busca pelo Desenvolvimento Sustentável, sendo que o maior desafio é o de estimular mudanças de atitude e comportamento na sociedade. Assim, as práticas educativas ambientalmente sustentáveis apontam para propostas pedagógicas centradas na criticidade dos sujeitos, com vistas à mudança de comportamento e atitudes, ao desenvolvimento da organização social e da participação coletiva. Essa mudança paradigmática implica uma mudança de percepção e de valores, gerando um pensamento complexo, aberto às indeterminações, às mudanças, à diversidade, à possibilidade de construir e reconstruir, em um processo contínuo de novas leituras e interpretações, configurando novas possibilidades de ação (JACOBI, RAUFFLET e ARRUDA, 2011).

 

REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA

Title: Barriers, Successes and Enabling Practices of Education for Sustainability in Far
North Queensland Schools: A Case Study.
Author(s): Evans Neus (Snowy); Whitehouse Hilary; Gooch Margaret. Source: JOURNAL OF ENVIRONMENTAL EDUCATION Vol. 43 Issue: 2 Pages: 121-138

Title: Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: uma trajetória comum com
muitos desafios.
Author(s): J. C. Barbieri; Dirceu Silva.
Source: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA MACKENZIE Volume: 12 Issue: 3 Pages:
51-82 Year: 2011.

Title: Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável: 2005-
2014: documento final do esquema internacional de implementação.
Author(s): UNESCO
Source: Year: 2005 120p.

Title: Earth Charter Education for Sustainable Ways of Living.
Author(s): Rick Clugston
Source: JOURNAL OF EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT Volume: 4
Issue: 2 Pages: 157-166 Year: 2010

Title: Educação para a Sustentabilidade nos Cursos de Administração: reflexão sobre
paradigmas e práticas.
Author(s): Pedro Roberto Jacobi; Emmanuel Raufflet; Michelle Padovese de Arruda.
Source: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE.
Volume: 12. Issue: 3 Ed. Especial. Year: 2011.

Title: Educating Systems Thinking for Sustainability: Experience with a Developing
Country.
Author(s): Nguyen Nam C.; Graham Doug; Ross Helen; et al.
Source: SYSTEMS RESEARCH AND BEHAVIORAL SCIENCE Volume: 29 Issue: 1 Pages: 14-29

Title: Educating sustainable societies for the twenty-first century
Author(s): S.A. Davis; J.H. Edmister; K. Sullivan and C.K. West
Source: INTERNATIONAL JOURNAL OF SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION
Volume: 4 Issue: 2 Pages: 169-179 Year: 2003

Title: Education in Sustainable Development: How Can Science Education Contribute to
the Vulnerability Perception?
Author(s): Lange J. M.
Source: RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION Volume: 42 Issue: 1 Pages: 109-127

Title: Peace Education, ESD and the Earthe Charter: interconnections and synergies
Author(s): Toh Swee-Hin; Virginia Floresca Cawagas
Source: JOURNAL OF EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT Volume: 4
Issue: 2 Pages: 167-180 Year: 2010

Title: The ecological footprint as an educational tool for sustainability: A case study
analysis in an Israeli public high school
Author(s): Gottlieb Dan; Vigoda-Gadot Eran; Haim Abraham; et al.
Source: INTERNATIONAL JOURNAL OF EDUCATIONAL
DEVELOPMENT Volume: 32 Issue: 1 Pages: 193-200

Title: Pedagogy of Passion for Sustainability
Author: Paul Shrivastava
Source: Academy of Management Learning & Education, 2010, Vol. 9, No. 3, 443–455.

Title: Sustainable development and learning: framing the issues.
Authors: SCOTT, William; GOUGH, Stefen
London: Book Now, 2003. 175 p.


Periódicos:

International Journal of Sustainability in Higher Education
ISSN: 1467-6370

Journal of Education for Sustainable Development
Print ISSN: 0973-4082
Online ISSN: 0973-4074