INÍCIO     APRESENTAÇÃO     EVENTOS     CIRCULARES    

PUBLICAÇÕES     PARCEIROS     LINKS     FACEBOOK     CONTATO

 

 

Parceiros

 

Descrição: Descrição: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/gtnacional.png

http://gthistoriacultural.com.br 

 

Desde a década de 1990 diversos pesquisadores vinham se articulando em grupos de trabalho voltados para a História Cultural. Estimulados pela Associação Nacional de Historiadores – ANPUH – esses coletivos dispersos passaram a se reunir fundando, em 2000, o Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural. A sua criação cumpriu estritamente as normas estabelecidas pela ANPUH Nacional, isto é, a de que fosse constituído pela iniciativa de dois GTs de diferentes Núcleos Regionais (GT de História Cultural da ANPUH-RS – criado em 1998 – e o GT de História e Linguagens da ANPUH-MG – criado em 2000). Esta iniciativa deu-se em setembro de 2000, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em evento organizado pelo GT–RS de História Cultural. Nesta ocasião, em Assembleia, foi criado o GT Nacional de História Cultural, sendo eleita como Coordenadora do GT a Prof.ª Sandra Pesavento, que deu início aos trâmites junto a ANPUH Nacional, com vistas à formalização do GT. Atualmente, Rosângela Patriota Ramos, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é a coordenadora do GT Nacional de História Cultural.

 

 

Câmara Rio-Grandense do Livro

www.camaradolivro.com.br

 

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial gaúcho. A entidade, que atua de forma totalmente independente, tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura gaúcha.  Atualmente, a CRL conta com 164 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro.  A entidade realiza, anualmente, a Feira do Livro de Porto Alegre e a Semana do Livro. Além disso, promove atividades de formação para professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, desenvolve programas de leitura que viabilizam encontros, em escolas, entre escritores e alunos, e ainda presta assessoria aos organizadores de feiras de livros do Estado.

 

 

Descrição: Descrição: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/Fenix.png

www.revistafenix.pro.br

 

O Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia, completou, em 2004, dez anos de existência. Ao longo desse período, o NEHAC fomentou pesquisas voltadas para o estudo das relações existentes entre História e Linguagens Artísticas, especialmente no que se refere às interlocuções com Teatro, Cinema, Literatura e Música. Nesse sentido, desenvolveu trabalhos ao nível de monografias de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado que, integrados aos projetos dos professores Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos, têm contribuído tanto para a formação de profissionais da área de História, quanto com oportunas reflexões sobre o Brasil Contemporâneo sob o olhar da História Cultural.  As expectativas do NEHAC, porém, não se restringiram somente à produção de conhecimento. Pelo contrário, esse grupo de pesquisa participa ativamente de congressos científicos e desenvolve uma produção bibliográfica com o objetivo de tornar públicas essas investigações. Como resultado dessa empreitada, além de publicações especializadas, o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura assina uma coluna semanal – NEHAC – no Caderno Revista, do jornal Correio, de Uberlândia, além de contribuir, quinzenalmente, no mesmo periódico, com a coluna de cinema intitulada Script Tease. Ambas podem ser acessadas pelo site http://www.jornalcorreio.com.br. Como desdobramento dessas propostas que visam divulgar a produção acadêmica de seus integrantes, assim como estabelecer e estimular um instigante debate intelectual com colegas de distintas áreas das humanidades, o NEHAC criou a Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Esta publicação eletrônica tem o objetivo de dinamizar a circulação de ideias, permitindo um acesso ágil, amplo e gratuito a todos que se interessem pelas temáticas que serão aqui veiculadas.

 

Descrição: Descrição: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/Art.jpg

Revista Art@logie

http://mascipo.in2p3.fr/artelogie

 

Art@logie é uma revista eletrônica de pesquisa americanista especializada no estudo das artes e do patrimônio (artes plásticas, literatura, dança, música, fotografia, cinema e vídeo, museologia e monumentos). Editada uma vez ao ano, seu objetivo é utilizar recursos de multimídia em formato digital (Internet, iBooks, etc) para enriquecer as pesquisas multidisciplinares sobre artistas e sobre obras de arte. Seus autores estão interessados no intercâmbio multicultural e no diálogo entre ambas as margens do Atlântico e do Pacífico. Com colaboradores na Europa e nas Américas, porém editada em Paris, abrimos espaço para a publicação de artigos em vários idiomas : espanhol, francês, inglês, italiano e português. Assim, nosso objetivo é criar um fórum dinâmico de participação, graças às novas tecnologias de comunicação, voltado aos professores, pesquisadores, doutorandos e também aos profissionais da arte e da cultura que queiram publicar suas pesquisas e reflexões. A revista possui como critérios de seleção o rigor na análise apresentada e a originalidade na metodologia utilizada, a fim de se tornar uma ferramenta indispensável para os investigadores e profissionais que trabalham nos diversos domínios das artes.

 

 

Descrição: Descrição: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/RLAH.gif

 

http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla

 

Revista Latino-Americana de História (ISSN 2238-0620) é uma revista eletrônica organizada e administrada por discentes pós-graduandos em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Com periodicidade semestral, é dedicada à história latino-americana vista a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Em caráter binacional, tem como unidades associadas o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Brasil) e o Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL) da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN, Argentina). Além de buscar o diálogo intelectual mediante a publicação de trabalhos acadêmicos voltados ao tema da história latino–americana, a revista proporciona o intercâmbio e o debate entre os pesquisadores da área de seu enfoque temático. Voltada para pós-graduandos stricto sensu da comunidade acadêmica nacional e internacional, a Revista Latino-Americana de História também se constitui num veículo ágil para a divulgação da produção recente de pesquisas, práticas de ensino e escritos em geral sobre a história do continente. Com esses objetivos, recebe para publicação, submetidos aos pareceres, trabalhos nos formatos de artigos, informes parciais de pesquisa, entrevistas, documentos, resenhas críticas e sínteses de pesquisa.

 

 

FestFotoPoA

www.festfotopoa.com.br

 

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre acontece desde 2007 e hoje figura entre os festivais de fotografia mais importantes do país. Além disso, consolida sua vocação de intercâmbio com os países da América Latina e de diálogo com a fotografia contemporânea internacional. Em suas quatro edições, reuniu importantes autores, críticos e pesquisadores e curadores. Resultado da demanda de um público local exigente em relação a eventos de imagem e arte contemporânea, o FestFotoPoA se agregou ao currículo cultural da cidade. Porto Alegre já recebeu, entre outras, exposições de Henri Cartier-Bresson no Santander Cultural, Pierre Verger e Martín Chambi durante a Bienal do Mercosul, Mario Cravo Neto na Galeria Bolsa de Arte, além de uma mostra de fotógrafos modernistas brasileiros e a Coleção Pirelli MASP no MARGS. O FestFotoPoa é um festival multimídia que contempla todas as linguagens e experimentações fotográficas no campo da documentação e da arte contemporânea. A partir da sua quarta edição, que aconteceu em 2010, além de uma justa homenagem ao fotógrafo Thomaz Farkas, o Festival ampliou sua programação para um mês ocupando todo o espaço expositivo do Santander Cultural. Mais importante, formatou um intenso e atuante programa de Ação Educativa, através do qual ainda são realizadas oficinas nos Pontos de Cultura da cidade de Porto Alegre.

 

 

 

GT HISTÓRIA CULTURAL – ANPUH-RS