Você está aqui: Página Inicial Graduação Curso de Eng. de Alimentos

Curso de Engenharia de Alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da UFRGS é o único curso de graduação sediado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos - ICTA. A primeira turma de alunos ingressou em 1995 e a primeira formatura ocorreu em 1999. Desde então, dezenas de engenheiros de alimentos tem se graduado, promovendo o crescimento do parque agroindustrial nacional e o desenvolvimento acadêmico.

O curso do ICTA é de formação genérica, capacitando os egressos a atuarem em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos nos diversos setores em que esta profissão se insere.

O curso de Engenharia de Alimentos habilitação o profissional a exercer atividades técnicas, científicas e administrativas desde a caracterização e controle de matérias-primas até a comercialização do produto final, passando pelo controle, planejamento, projeto e desenvolvimento de produtos e processos, para que alimentos de qualidade e inócuos sejam produzidos ou conservados com o objetivo de diminuir perdas, minimizar custos e suprir demandas em situações diversas. Dentre as áreas importantes na cadeia de produção encontram-se: armazenamento, desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos, estabelecimento de custos, administração industrial e garantia de qualidade. Outros pólos de atuação abrangem planejamento, projeto e implantação de instalações industriais. Docência e pesquisa constituem-se também em importantes campos de atuação do Engenheiro de Alimentos e realizam-se em Universidades, Institutos de Pesquisa e Órgãos da Administração Pública.

A estrutura curricular do curso possui uma base forte de matemática, física e química, comum às engenharias, que fornece a sustentação para as disciplinas específicas. Além das disciplinas os alunos devem realizar um Estágio Obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, bem como fazer um certo número de Créditos Complementares, que englobam outras área de interesse do estudante.  Além do obrigatório, os discentes podem realizar outros Estágio, a partir do segundo ano do curso.

A coordenação do curso de Engenharia de Alimentos está a cargo da Comissão de Graduação - COMGRAD ITA, que é responsável pela elaboração e cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

O curso de Engenharia de Alimentos da UFRGS foi aprovado na Universidade em 1993 e pelo Governo Federal em 2000.


- Documentos do reconhecimento do curso

- Projeto Pedagógico

Ações do documento
ICTA – INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Campus do Vale – Prédio 43.212 - CEP: 91501-970 - Porto Alegre – RS
Telefone: 55-51- 3308-7093 / 3308-6681 - Fax: 55-51- 3308-7048