ANPOF: Submissões em Agenda e Boletim semanal

Prezados associados e usuários da página da Anpof,

relembramos que a nossa Agenda, incluindo o Boletim semanal, está com um novo formato: a submissão de eventos, lançamentos, chamadas de trabalhos, chamadas de artigos, divulgação de periódicos, seleções etc. é feita diretamente pelo proponente, que deve estar logado em nossa Comunidade Virtual.

Por gentileza, acesse a nossa Comunidade Virtual e insira a sua proposta em Agenda, preenchendo as lacunas com as informações necessárias.

Comunidade Virtual: http://www.anpof.org.br/comunidade/system.php

atenciosamente,

A Diretoria da Anpof.

Nova ferramenta de busca recupera dados com maior velocidade

Desde a primeira semana de junho, os usuários do Portal de Periódicos podem realizar suas pesquisas na nova ferramenta de busca integrada. O novo formato, implementado no dia 7 de junho, recupera os dados com maior velocidade de resposta, buscando o termo digitado em todos os conteúdos pesquisáveis do Portal. Essa possibilidade aumenta o universo dos resultados e oferece uma pesquisa com recursos que contribuem na análise das informações recuperadas.

A atualização da ferramenta é mais uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A melhoria visa aprimorar o serviço de busca oferecido aos usuários, facilitando ainda mais o acesso à informação científica disponível no Portal.

Novos recursos foram implementados para refinar a pesquisa. Os filtros, localizados do lado esquerdo, oferecem várias possibilidades de seleção para enriquecer os dados recuperados. O usuário pode expandir os resultados de busca, visualizar apenas os periódicos revisados por pares, escolher artigos por idioma. É possível escolher o tipo de recurso a ser pesquisado, como livros, resenhas, atas de congressos e outros.

Os artigos de interesse podem ser salvos no Meu Espaço utilizando o ícone da estrela, localizado ao lado do título. É necessário fazer a identificação no Portal de Periódicos para manter de forma permanente os artigos e as estratégias de busca.

Veja aqui o novo visual do Portal de Periódicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes (08 de Junho de 2012 10:46)

Prêmio Capes de Tese 2011 anuncia vencedores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no último dia 6 de junho os ganhadores do Prêmio Capes de Tese Edição 2011. Foram selecionadas as 45 melhores teses de doutorado defendidas em 2010, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição.

O comitê de Filosofia/Teologia selecionou as teses de Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias (UFMG), orientado por Telma de Souza Birchal, e de Luis Carlos Dalla Rosa (EST), orientado por Rudolf von Sinner.

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese são prêmios concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. O Prêmio foi instituído no ano de 2005.
O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese de doutorado selecionada em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES. O Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas:

  • Grande Prêmio das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias
  • Grande Prêmio das áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra
  • Grande Prêmio das áreas de Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

As teses que concorrem ao Grande Prêmio Capes de Tese são aquelas vencedoras do Prêmio Capes de Tese.

Cada Grande Prêmio receberá o nome de um cientista ilustre, brasileiro ou que tenha se radicado no Brasil, já falecido, cuja pesquisa tenha se enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida. A cada ano, são homenageados novos cientistas.

 

Para visualizar a lista completa dos laureados, clique aqui (pdf).