IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
 Página Inicial   |    Contato   |   Língua        
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS

EXTENSãO

 

As atividades de Extensão estabelecem interações entre a Universidade e setores diversificados da comunidade, ampliando, desenvolvendo e fornecendo um importante feedback para as atividades de Ensino e  Pesquisa. A Comissão de Extensão do IFCH é constituida por representantes dos departamentos de Antropologia, Ciencia Política, Filosofía, História e Sociologia e tem por função fornecer apoio ao Conselho da Unidade nessas atividades. A COMEX atende diretamente aos professores que almejam um efetivo envolvimento com esse modo de elaboração de conhecimento, fornecendo as informações institucionais que possibilitam o exercício de práticas extensionistas.

 

COMISSÃO DE EXTENSÃO

A Comissão de Extensão (COMEX) tem representação no Conselho da Unidade (CONSUNI/IFCH) através de sua coordenação eleita entre os membros que a compõem. As ações das COMEX das diversas unidades da universidade são reguladas pela CAMEX, responsável por  propor diretrizes específicas de extensão da Universidade, submetidas ao plenário do CEPE, de acordo com a política geral estabelecida pelo CONSUN.

Os representantes são professores eleitos em seus departamentos para compor a COMEX. Os membros da COMEX veiculam informações importantes das atividades da COMEX e Pró-Reitorias relativas ao tema da extensão para os Departamentos. Orientam sobre a realização de atividades de extensão dos extensionistas em seus Departamentos. Atuam como pareceristas das ações de extensão.  Atualmente o IFCH conta com um projeto, desenvolvido pela COMEX IFCH, para operacionalizar o registro de atividades de extensão de pequeno porte, as quais, justamente devido à baixa carga horária e à complexidade que envolve seu registro, acabam comumente não constando do Sistema Extensão da Universidade: "Projeto Guarda-Chuva". O projeto constitui uma nova ferramenta, desenvolvida pela COMEX IFCH, a fim de operacionalizar o registro de atividades de extensão de pequeno porte, as quais, justamente devido à baixa carga horária e à complexidade que envolve seu registro, acabam comumente não constando do Sistema Extensão da Universidade.

Tendo por fim não deixar com que o grande volume de ações de extensão de pequeno porte (palestras, entrevistas, artigos em jornais e revistas, enfim, aquelas atividades de extensão compostas por apenas um momento de realização) passem em branco, a equipe da COMEX IFCH criou um formulário de fácil e rápido preenchimento para registro de todas as atividades de extensão.
 
O formulário, disponível abaixo, refere-se tão somente às ações de extensão de pequeno porte, ficando todas as demais atividades (projetos e programas, atividades que envolvem uma carga horária maior e mais de um momento de realização) devendo ser registradas diretamente pelo extensionista no Portal do Servidor.
 
Os formulários, uma vez preenchidos, devem ser encaminhados para comexifch@ufrgs.br">comexifch@ufrgs.br tendo, no campo “assunto”, o nome do departamento a que se vincula o realizador da ação, seguido do mês e do ano em que esta foi realizada. Se preferirem, os extensionistas podem imprimir o formulário e deixá-lo no escaninho da COMEX, localizado na Secretaria Geral do prédio administrativo do IFCH.
 
  Para maiores informações, consulte o site da  Pró-Reitora de Extensão (PROREXT)  
 

 

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311
Porto Alegre - RS - 91509-900 - Brasil
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
Fone / Fax: (+55) 51 3308 6648



Desenvolvido por Master Tecnologia

INSTITUCIONAL
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
EXTENSÃO

PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
LINKS