IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
 Página Inicial   |    Contato   |  Siga nas redes    Língua        
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
24/01/2018

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE CIêNCIA POLíTICA DO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIêNCIAS HUMANAS COMPARA OS SISTEMAS ELEITORAIS ALEMãO E BRASILEIRO

A Professora Silvana Krause, do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas acaba de lançar artigo nos Cadernos Adenauer,  publicação da Fundação Konrad Adenauer, em que compara os sistemas eleitorais alemão e brasileiro. O objetivo do artigo é “chamar a atenção para uma perspectiva incremental de reformas institucionais” e “alertar para os riscos de modelos com propostas ambiciosas de alterações institucionais”.

Silvana analisa com profundidade o sistema eleitoral misto alemão e acentua que uma “engenharia institucional” tem impacto na construção do sistema político, o que produz uma menor fragmentação do sistema partidário. Segundo a autora,  a cláusula de barreira é um exemplo ilustrativo dessa questão. Também os recentes resultados da eleição na Alemanha são ilustrativos de que alterações de regras, muitas vezes, não produzem os resultados almejados, como foi o caso da introdução do “mandato compensatório” naquele país, em 2013. Para a autora, “variáveis contextuais, como cisões de elites políticas e crises conjunturais também precisam ser consideradas para compreender que regras eleitorais e de representação política não são suficientes para garantir ao sistema político boa qualidade.”

No caso da representação do sistema proporcional brasileiro, vários fatores devem ser considerados. A desconexão do desejo do eleitor, que é manifestado na lista aberta e distorcido com as coligações nas eleições proporcionais, a fórmula adotada para o cálculo de distribuição das cadeiras no legislativo, a inexistência de uma cláusula de barreira e o tamanho dos distritos eleitorais são fundamentais para a produção de um quadro altamente fragmentado do sistema partidário.

O Cadernos Adenauer neste número se dedica ao tema Reforma Política com variados artigos.
Pode ser feito download AQUI

 

 

 

VOLTAR

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311
Porto Alegre - RS - 91509-900 - Brasil
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
Fone / Fax: (+55) 51 3308 6648



Desenvolvido por Master Tecnologia

INSTITUCIONAL
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
EXTENSÃO

PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
LINKS