IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
 Página Inicial   |    Contato   |  Siga nas redes    Língua        
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
18/04/2018

PROFESSORAS DO IFCH LANçAM LIVRO SOBRE A ESCRAVIDãO E A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL

As professoras Regina Xavier e Helen Osorio, do Departamento de História do IFCH acabam de lançar coletânea  intitulada  Do tráfico ao pós-abolição: trabalho compulsório e livre e a luta por direitos sociais no Brasil, elaborada a partir das discussões realizadas no 8º Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, ocorrido em Porto Alegre, em maio de 2017. A publicação  está dividida em seis partes e traz a contribuição inovadora de dezessete autores.

Na primeira parte, intitulada Tráfico, escravidão e Liberdade no mundo atlântico, Roquinaldo Ferreira discute a abolição do tráfico de escravos na África Central e Jean Hébrard trata das memórias familiares da escravidão atlântica.

 A segunda parte, Bandeiras e tráfico à margem das leis, discute a relação entre as leis e as perspectivas de trabalho compulsório de indígenas (século XVIII) e do tráfico ilegal de africanos (1830-50), nas abordagens propostas por Fernanda Pinheiro, Marcus Carvalho, Thiago Pessoa e Walter Pereira.

Na terceira parte, Raça e mobilidade social, os textos de Maria Elizabeth Lucas e Alex Costa focalizam algumas trajetórias individuais para problematizar o papel da raça na luta por cidadania.

A quarta parte, Apego à escravidão e mudança social, debate a permanência de práticas e do ethos escravistas no Império, em análises de Leticia Guterres, Paula Pinto, Mariana Muaze, Paulo Moreira e Miquéias Mugge.

 A quinta parte, Enfrentamentos no parlamento, nos jornais e nas ruas, discute o contexto de mudança nas últimas décadas do século XIX, enfocando tanto a liberdade dos sexagenários quanto o linchamento de escravos, com textos de José Flávio Motta e Ricardo Pirola.

 Na sexta e última parte, Pós-abolição, militância negra e racismo, os textos de Lúcia Silva e Rodrigo Weimer analisam o pós-abolição através do estudo da trajetória de um militante negro e da discussão sobre a construção de imagens racializadas de moradias populares.

Os diversos artigos que compõem a coletânea se destacam pela riqueza das pesquisas realizadas, pela originalidade das interpretações e pela diversidade das abordagens empreendidas pelos autores. O leitor terá a oportunidade de percorrer localidades variadas, do Atlântico até o interior do Brasil e perceber a complexidade das experiências sociais. A multiplicidade de sujeitos estudados e a conexão entre eles, em diferentes espaços e temporalidades, ajudam a problematizar esse campo de estudos e trazem, sem dúvida, uma grande contribuição para a história da escravidão e da liberdade no Brasil. O livro foi publicado pela Editora Oikos e pode ser baixado gratuitamente.

 

www.escravidaoeliberdade.com.br

 

 

VOLTAR

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311
Porto Alegre - RS - 91509-900 - Brasil
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
Fone / Fax: (+55) 51 3308 6648



Desenvolvido por Master Tecnologia

INSTITUCIONAL
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
EXTENSÃO

PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
LINKS