IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
 Página Inicial   |    Contato   |  Siga nas redes    Língua        
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
11/07/2018

DIVULGADAS AS MESAS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DA I ESCOLA DISCENTE DE MéTODOS E TéCNICAS DE PESQUISA

MESA DE ABERTURA: “Fazer pesquisa em Ciências Humanas”
 
Local: Pantheon – IFCH
Data: 16/07 – 18h30
Objetivo: Debater os desafios em construir conhecimento e em articular teoria e prática de pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas diante dos processos sociais contemporâneos.
Mediação: Brenda Espindula (Doutoranda PPGS/UFRGS)
 
 
Debatedores:
Jerônimo Muniz – Sociólogo, demógrafo, economista e o atual diretor do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) e coordenador do Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa (MQ) da UFMG. Depois de obter o PhD pela University of Wisconsin, Madison, trabalhou como pesquisador-docente da Unicamp e é hoje professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG. Suas pesquisas aplicam métodos quantitativos e simulações para demonstrar como o que entendemos por estratificação social e desigualdade é influenciado por categorias analíticas (raça, gênero e religião) pré-definidas. Sua publicação de mais prestígio encontra-se na American Sociological Review (2007).
 
 
Marilis Lemos de Almeida – Professora associada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e bacharel em Ciências Sociais (1988) e em Ciências Econômicas (2009) pela mesma universidade. Atua em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho, Sociologia das Minorias Sociais e estudos sociais da ciência e tecnologia, destacando-se as seguintes temáticas: inserção juvenil no mercado de trabalho; políticas públicas de trabalho, emprego e renda; trabalho informal; economia solidária; gênero e trabalho, trajetórias juvenis e ações afirmativas.
 

MESA DE ENCERRAMENTO: “Criatividade metodológica para desenhos de pesquisa originais e relevantes”
 
Objetivo: Se por um lado, a produção científica envolve tanto a elaboração e ratificação de teorias, métodos e princípios e o estabelecimento de resultados; por outro, também constitui-se pela invenção de caminhos, o abandono de certas vias e a realização de novas direções para o fazer ciência. Como isso se expressa na construção da pesquisa social? Por que é relevante construir novos caminhos para a prática da pesquisa? Como podemos agir nesse sentido enquanto pesquisadores/as?
Local: Auditório do ILEA
Data: 27/07 – 14h
Mediação: Iara Passos (Mestranda PPGS/UFRGS)
 
 
Debatedores:
Marcelo Kunrath Silva – Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Sociologia Política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: democracia, cidadania, conflitualidade, participação social, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, associativismo, movimentos sociais e engajamento militante. Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento – GPACE (http://www.ufrgs.br/gpace/pt/).
 
Leonardo Fernandes Nascimento – Professor na Universidade Federal da Bahia e membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA (PPGCS/UFBA). Desenvolve pesquisas sobre Sociologia Digital, Data Mining, Big Data Social Science e análise de mídia. Especialista em tecnologia aplicada à pesquisa e análise de dados em ciências sociais, especialmente com uso de CAQDAS (Computer Assisted/Aided Qualitative Data Analysis).
 
Camila Penna de Castro – É doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência Política pela mesma universidade, e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Minas. Tem experiência em sociologia política, e investiga temas como: Estado, movimentos sociais, políticas públicas e reforma agrária. Atualmente trabalha como bolsista de pós-doutorado no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e é pesquisadora colaboradora do Departamento de Sociologia na mesma instituição.

 

 

VOLTAR

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311
Porto Alegre - RS - 91509-900 - Brasil
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
Fone / Fax: (+55) 51 3308 6648



Desenvolvido por Master Tecnologia

INSTITUCIONAL
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
EXTENSÃO

PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
LINKS