IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
 Página Inicial   |    Contato   |  Siga nas redes    Língua        
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
08/10/2018

PPG EM POLíTICAS PúBLICAS REALIZA DEBATE SOBRE O LIVRO ‘DINHEIRO, ELEIçõES E PODER’

Nesta quarta-feira, dia 10, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas promove o debate e lançamento do livro Dinheiro, eleições e poder: as engrenagens do sistema político brasileiro, de Bruno Carazza. Além da palestra do autor da obra, o evento contará com a participação do professor da FGV-RJ, Sergio Praça, e do professor do PPG em Políticas Públicas da UFRGS, Luciano Da Ros, como debatedores.

O debate será realizado no auditório Franz Rainer Semmelmann do Polo UAB/SEAD (Av. Bento Gonçalves, 9.500 – Prédio 43.124 – Campus do Vale). A atividade inicia às 14h. Entrada Franca. Não é necessária inscrição prévia.

Sobre o livro

Diante do cenário político e econômico atual, muitos autores têm procurado discutir se nosso presidencialismo de coalizão funciona. Bruno Carazza foi além, avaliando quais são os custos de seu precário funcionamento.

Especialista em direito e economia, Bruno Carazza criou uma metodologia original para destrinchar as engrenagens do sistema político brasileiro. Para escrever Dinheiro, eleições e poder, ele compilou e cruzou um volume imenso de dados sobre doações de campanhas eleitorais, tramitação de projetos, votações e atuação parlamentar, que são contextualizados por fragmentos das delações premiadas e dos depoimentos de testemunhas ouvidas nas várias fases da Operação Lava Jato e do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE.

O autor mostra como o perfil do financiamento eleitoral no Brasil foi se concentrando em grandes doadores, que seguem uma lógica estritamente empresarial – muito mais que ideológica. Baseado em dados sobre participação em frentes parlamentares, propositura de emendas e posicionamento nas principais votações, Carazza analisa como os eleitos tendem a retribuir as doações recebidas das grandes empresas. Por fim, o autor apresenta alternativas para baratear nossas eleições, combater práticas como o "caixa dois" e diminuir a influência econômica em nossa democracia.

Fonte: assessoria de comunicação - ufrgs

 

 

VOLTAR

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
UFRGS - Campus do Vale
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43311
Porto Alegre - RS - 91509-900 - Brasil
Caixa Postal 15055 - CEP 91501-970
Fone / Fax: (+55) 51 3308 6648



Desenvolvido por Master Tecnologia

INSTITUCIONAL
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
EXTENSÃO

PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
LINKS