UFRGS Instituto de Geociências
Biblioteca Departamentos Laboratórios Museus Pós-Graduação
Instituto de Geociências - CPC

CPC

Este novo Órgão Auxiliar é uma evolução do status do Núcleo de Pesquisas Antárticas - NUPAC, coordenador pelo Prof. Jefferson Cardia Simões que ao longo dos últimos 15 anos, tem sido responsável pela execução do programa glaciológico nacional na Antártica e nos Andes, atuando na introdução de uma nova área de conhecimento no país.
O Centro Polar e Climático congregará pesquisadores nacionais e internacionais dedicados à investigação do papel do ambiente glacial no sistema climático (em particular a Antártica), o clima e paleoclimatologia da América do Sul meridional e as mudanças climáticas, permitindo a oferta de disciplinas aos programas de pós-graduação em Geociências e Geografia, e também a cursos de graduação da UFRGS. Permitirá o fortalecimento do papel do IGEO no Programa Antártico Brasileiro e a implementação de instalações físicas adequadas às especificidades das atividades desenvolvidas.
O Centro também aumentará a integração do ensino universitário com o ensino básico ao oferecer cursos sobre as mudanças do clima e geografia polar aos professores do ensino básico; estimulará o desenvolvimento das pesquisas em ciências atmosféricas; apoiará várias instituições e fóruns nacionais envolvidos com a questão das mudanças do clima; manterá banco de dados climáticos do estado; atuará, no âmbito do PROANTAR, como difusor da informação geográfica das duas regiões polares.
Sua implementação consolida o primeiro centro nacional de pesquisa e ensino em área essencial para o Programa Antártico Brasileiro e contribuição para a implementação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais.

Home Page: http://www.ufrgs.br/antartica/