O Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica foi criado oficialmente em 1995 pela Resolução nº. 19/95 da Câmara de Ciências Exatas e Tecnologia do Conselho de Coordenação do Ensino e Pesquisa. Dentro da estrutura universitária, está vinculado ao Instituto de Geociências e é atendido, nas disciplinas específicas, pelos professores do Departamento de Geodésia.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno uma formação científica e profissional, capacitando-o a construir mapas através de levantamentos de campo, emprego de fotografias aéreas ou terrestres e de imagens de satélite. Dentre as competências do Engenheiro Cartógrafo, citam-se a realização de estudos de viabilidade técnica, vistorias, perícias e pareceres técnicos, execução de levantamentos topográficos/geodésicos para elaboração de cartas geográficas, prestação de consultorias. É especialista em coleta, armazenamento, medição, processamento e análise de dados necessários à representação adequada de fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. O mercado de trabalho vem se expandindo devido à crescente conscientização da sociedade da importância do Engenheiro Cartógrafo nos mais variados projetos.

HABILITAÇÕES

O Curso tem a duração média de 10 semestres em período noturno (com aulas aos sábados pela manhã). O Conselho Federal de Educação estabelece em 4 anos o limite mínimo e em 9 anos o limite máximo para a conclusão do Curso. A titulação conferida é a de Engenheiro Cartógrafo.

Currículo | Grade Curricular

INGRESSO E VAGAS

O curso de Engenharia Cartográfica da UFRGS oferece 30 vagas anuais com ingresso no primeiro semestre do ano. O ingresso dos estudantes ao Curso dá-se por meio do Concurso Vestibular. O curso é oferecido somente no turno da Noite.
Outra forma de acesso é o Ingresso Extravestibular (conforme RES. nº 11/2005 e nº 15/2009 do CEPE/UFRGS) que pode acontecer por transferência interna; ingresso de diplomado; transferência voluntária; permanência em curso; aluno convênio; alunos especiais.
O curso também atende à Decisão nº 134/2007 do Conselho Universitário que instituiu o Programa de Ações Afirmativas, por meio de Ingresso por Reserva de Vagas para acesso a todos os cursos de graduação e cursos técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, de candidatos egressos do Sistema Público de Ensino Fundamental e Médio, candidatos autodeclarados negros egressos do Sistema Público de Ensino Fundamental e Médio e candidatos indígenas, conforme os artigos 5°, 6° e 11.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O currículo do curso abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O currículo está composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo, que deve ser cumprido integralmente pelo aluno afim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma.
Fazem parte do currículo disciplinas de formação básica e de formação geral que compreendem os fundamentos específicos e tecnológicos da engenharia. A parte específica relativa à Engenharia Cartográfica é constituída por disciplinas de formação profissional que possibilitam a coleta dos dados espacialmente referenciados, seu processamento e a sua interpretação permitindo a visualização, o gerenciamento e a produção dessas informações.

Tipo de créditos

Quantidade

Carga Horária

Obrigatórios

244

3.660

Eletivos

16

240

Complementares

06

2

TOTAL

266

3990