A- | Reset | A+

Curso de Geografia

PDF Imprimir E-mail

 

O Curso de Geografia foi criado oficialmente em 1943, obtendo reconhecimento em 19 de dezembro de 1944. O curso tem como objetivo capacitar recursos humanos para duas categorias profissionais: o Geógrafo, cujas atribuições estão estabelecidas pela Lei 6.664/79; e o licenciado em Geografia, que tem como função fundamental o desenvolvimento de tarefas que fluem das especificidades do universo da educação relativas à programação, à implementação, à pesquisa científica e à avaliação do processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental e médio.

Fonte: Folder do Instituto de Geociências/UFRGS.

HABILITAÇÕES

O Curso de Geografia oferece duas habilitações: BACHARELADO EM GEOGRAFIA Diurno- Noturno e LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Diurno- Noturno

As titulações conferidas são as de:

OBJETIVO

O Curso de Geografia tem como propósito a preparação de recursos humanos para duas categorias profissionais:

a) o Geógrafo, cuja função básica se configura na pesquisa científica e na construção, crítica e aplicação de conceitos, princípios, teorias e metodologias, para a realização de estudos e trabalhos técnicos referentes à organização geográfica da sociedade e aos seus impactos ambientais, em diferentes escalas e abordagens;

b) o Licenciado em Geografia, que tem como função fundamental o desempenho das tarefas que fluem das especificidades do universo da educação, relativas à programação, à implementação, à pesquisa científica e à avaliação do processo ensino-aprendizagem do ensino Fundamental e do ensino Médio.

INGRESSO E VAGAS

O ingresso ao Curso é feito via Concurso Vestibular. Anualmente, são oferecidas 60 vagas, sendo 30 no 1º semestre , em regime diurno, e 30 no 2º Semestre, em regime noturno.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O Currículo do Curso abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O currículo do curso, composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo e atividades complementares, deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma.

O Currículo do Curso de Geografia é composto por um núcleo comum de disciplinas de formação básica e de formação geral e por um grupo de disciplinas de formação profissional (específico para cada habilitação). A partir da primeira etapa o estudante deve optar por uma das habilitações (bacharelado ou licenciatura) começando a cursar, gradativamente, as disciplinas específicas dentro da habilitação escolhida.

Na sétima etapa, preferecialmene, o estudante que tiver optado pelo bacharelado (curso diurno/noturno) ou licenciatura (curso diurno) escolherá no grupo de disciplinas de caráter obrigatório-alternativo –OB/AL- aquelas disciplinas que mais lhe interessar, totalizando, no mínimo, 3 disciplinas, objetivando o desenvolvimento de seus potenciais específicos individuais. No caso da licenciatura (curso noturno) a escolha das disciplinas de caráter obrigatório-alternativo, preferencialmente, é realizada na nona etapa. Além das disciplinas de caráter obrigatório, o estudante deverá cursar um elenco de disciplinas eletivas – EL- de sua livre escolha e de acordo com seus interesses.

Geografia bacharelado


Tipo de créditos

Quantidade

Carga horária

Obrigatórios

186

2950

Eletivos

10

150

Complementares

6

2

TOTAL

202

3180

Geografia licenciatura


Tipo de créditos

Quantidade

Carga horária

Obrigatórios

202

3090

Eletivos

10

150

Complementares

6

2

TOTAL

218

3330

COORDENAÇÃO DO CURSO

A organização e planejamento do Curso cabe à COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE GEOGRAFIA - COMGRAD/GEA.

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500

Instituto de Geociências

CEP 91509-900 Bloco I C2 Sala 203

Fone: (51) 3308 6348

FAX: (51) 3308 6337

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site:http://www.ufrgs.br/comgradgea