Imunologia

A Imunologia é o ramo das ciências da vida que estuda o sistema imune e suas funções. De um ponto de vista histórico as descobertas no campo da Imunologia, iniciadas no final do século XVIII, estavam associadas aos processos de defesa a agentes infecciosos.

Imunologia

Estudos mais recentes, nos últimos 30 anos ampliaram o conceito de sistema imune, através de sua compreensão como um sistema homeostático composto por um conjunto de orgãos, suas células e produtos com capacidade de reconhecimento e funções efetoras que resultam na preservação da integridade do organismo. As metodologias imunológicas são aplicadas nas mais diversas áreas do conhecimento, constituindo ferramenta poderosa para o diagnóstico de diversas doenças humanas, veterinárias e zoonoses de importância econômica.

Em Medicina Veterinária, a Imunologia possibilita a profilaxia e o diagnóstico de doenças economicamente relevantes tais como a febre aftosa, brucelose e babesiose. Além disso, anticorpos monoclonais são utilizados atualmente em diversas áreas da biologia para identificação, quantificação e isolamento de moléculas de grande importância biotecnológica.


Professores

Ana Paula Ravazzolo (ana.ravazzoloufrgs.br)

Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular FAVET

Fone 3308 6141

Itabajara S. Vaz Jr. (itacbiot.ufrgs.br)

Laboratório de Iunologia do Centro de Biotecnologia

Fone 3308 6078

Mariana Loner Coutinho (marilonercbiot.ufrgs.br)

Laboratório de Imunologia do Centro de Biotecnologia

Fone 3308 6078


Estamos na rede desde 01/08/1997

hits counter