Centros

COORDENADORES

Conheça abaixo quem são os membros do Comitê Gestor e coordenadores do INCT-TM:

 

Flavio Pereira Kapczinski

Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador 1-A do CNPq. Graduação (1986) e mestrado (1991) em Medicina, UFRGS, Doutorado em Psiquiatria, University of London (1995). Pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da McGill, Montreal (1997), Livre Docência na UNIFESP (2009). Diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular. Suas pesquisas estão centradas na investigação da fisiopatologia e tratamentos inovadores para o transtorno bipolar e são financiadas pelo CNPq, CAPES, NARSAD e Stanley Medical Research Institute. Sua produção (Kapczinski F* - Scopus) inclui mais de 250 publicações, 3800 citações e um índice h=33. Membro do Editorial board do Journal of Psychiatric Research e Acta Psychiatrica Scandinavica. Editor da Revista Trends in Psychiatry and Psychotherapy. É o coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

José Alexandre de Souza Crippa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP (1995-1998). Completou doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela FMRP da Universidade de São Paulo (2001). Realizou Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres (London University, Kings College) na área de neuroimagem (2002-2003). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP da Universidade de São Paulo, coordenador do serviço de Interconsulta em Saúde Mental do HC da FMRP-USP e pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq (1B). Coordena a Unidade de Pesquisa Clínica do HC-FMRP-USP e é o coordenador do Programa de Pós-graduaçao em Saúde Mental da FMRP-USP. É Honorary Professor do Institute of Psychiatry of London, University of London. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em neuroimagem e psicofarmacologia atuando principalmente nos seguintes temas: canabinóides, ansiedade social, instrumentos de avaliação em psiquiatria e interconsulta psiquiátrica. É o vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Antonio Waldo Zuardi

Graduado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica em 1968 e em Medicina em 1972, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Fez um ano de Residência em Clínica Geral e dois anos em Psiquiatria, concluídos em 1975, no Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Obteve o Título de Doutor em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina em 1980, o de Professor Livre-Docente em Psiquiatria em 1987 e o de Professor Titular em Psiquiatria em 1995, os dois últimos pela FMRP-USP. Exerceu funções docentes na Faculdade de Psicologia de Assis-UNESP,de 1976 a 1977; na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 1981 e na FMRP-USP de 1982 até o presente. Foi chefe do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da FMRP-USP (1997 - 2001 e 2005 2008) e Vice-Diretor da FMRP-USP (2001 2005). Tem pesquisado sobre: potencial terapêutico de derivados da Cannabis sativa; instrumentos de avaliação em Psiquiatria; ansiedade; esquizofrenia; avaliação de serviços de atenção em saúde mental; e psicofarmacologia clínica. Faz parte do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Rafael Roesler

Professor Associado, Departamento de Farmacologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Ciências Biológicas, Bacharel em Biofísica, UFRGS, 1995; Mestre em Bioquímica, UFRGS, 1996; Doutor em Bioquímica, UFRGS, 1999, com período como estudante de doutorado visitante na University of California, Irvine, EUA, 1997; Pós-Doutorado no Department of Neurobiology and Behavior, School of Biological Sciences, University of California, Irvine, EUA, 1999-2001. Atualmente é coordenador do Laboratório de Neurofarmacologia e Biologia de Tumores Neurais da UFRGS e do Laboratório de Pesquisas em Câncer, Centro de Pesquisa Experimental, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 1D. Desde 2008, atua como membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina. É consultor e revisor de mais de 60 periódicos científicos internacionais. Publicou mais de 150 artigos em periódicos científicos internacionais, com mais de 2.000 citações no ISI Web of Science e índice H de 26. Em 2007 foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Faz parte do comitê gestor e é o coordenador da sede UFRGS do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

João Quevedo

Possui graduação em Medicina (1998), especialização em Psiquiatria (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular de Psiquiatria, coordenador do Laboratório de Neurociências e coordenador das Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense. É também pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), editor associado da Revista Brasileira de Psiquiatria, presidente do Instituto Cérebro e Mente e vice-presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria. É organizador, junto com Antônio Egídio Nardi e Antônio Geraldo da Silva, do Programa de Atualização em Psiquiatria (PROPSIQ) da Associação Brasileira de Psiquiatria. Autor dos livros Emergências Psiquiátricas (João Quevedo, Ricardo Schmitt & Flávio Kapczinski. 2ª. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2008); Transtorno Bipolar Teoria e Clínica (Flávio Kapczinski & João Quevedo. Porto Alegre: Artmed, 2009); e Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos Uma Abordagem Translacional (Flávio Kapczinski, João Quevedo & Iván Izquierdo. 3ª. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2011). Faz parte do comitê gestor e é o coordenador da sede UNESC do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Nadja Schroder

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), com período de um ano de doutorado-sanduíche na Universidade de Uppsala, Suécia. Realizou pós-doutorado na Universidade da California, Irvine (1999-2001), na área de Neurobiologia. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e Medicina e Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos animais em neurodegeneração e neurotoxicidade, memória e estratégias neuroprotetoras. Faz parte do comitê gestor e é a coordenadora da sede PUC/RS do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Antônio Egidio Nardi

Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina - Instituto de Psiquiatria - da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria - UFRJ. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou Pós-Doutorado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho durante 1997 e 1998. Obteve o tíitulo de Livre-Docente em Psiquiatria em 2004 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Publicou inúmeros artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto e vários livros e capítulos de livros nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento, transtornos de ansiedade, transtorno de pânico, depressão e transtorno bipolar. Faz parte do comitê gestor e é o coordenador da sede Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Jaime Eduardo Cecílio Hallak

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1990), mestrado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Manchester - Inglaterra (2003). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Medicina - Psiquiatria, com ênfase em neuroimagem e psicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, antipsicóticos, epilepsia de lobo temporal e técnicas de neuroimagem estrutural e funcional. É o coordenador da sede USP/Ribeirão Preto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Translacional em Medicina (CNPq).

LINK LATTES

 

Apoio:

wwwwwwwww