Educação e difusão

Patentes

Os resultados do centro do INCT-TM sediado na UFRGS levaram a nove depósitos de patente em 2011 e 2012, duas delas em nível internacional (PCT), o que já atinge a meta prevista de produção de patentes pelo INCT-TM no período. 
Abaixo a lista de depósitos de patente: 
 
CAMPO, L.F.; ROESLER, R.; KAPCZINSKI, F.; BLANK, M.; DE LIMA,M.N. Derivados de tianeptina, composições farmacêuticas, uso, e processo para sua produção. Protocolo PI1104695-3; data de depósito: 02/09/2011. PCT PI1104695-3, 27/08/2012.
 
ROESLER, R.; DE FARIAS, C.B.; CORNELIO, D.B.; ABUJAMRA, A.L.; SCHWARTSMANN, G. Composição compreendendo agentes moduladores antitumorais, método de modulação de tumores utilizando agentes moduladores e uso de agentes moduladores de BDNF/TrkB para modulação da resistência a agentes antitumorais. Protocolo PI102012 010889-5; data de depósito: 08/05/2012. 
 
CORNELIO, D.B.; SCHWARTSMANN, G.; ROESLER, R. Uso de anticorpos anti-GRPR, método de detecção e kit de diagnóstico de lesões displásticas e neoplásticas. Protocolo PI1102458-5; data de depósito: 10/05/2011.
 
ROESLER, R.; DE FARIAS, C.B.; CORNELIO, D.B.; SCHWARTSMANN, G.; ABUJAMRA, A.L. Uso de agentes moduladores (GRP) para preparação de medicamentos antitumorais, composição compreendendo agentes moduladores antitumorais, método de modulação de tumores utilizando agentes moduladores. Protocolo PI102012012574-9; data de depósito: 25/05/2012.
 
SCHWARTSMANN, G.; ROESLER, R.; BECKER, M.M.; RIESGO, R.S. Gastrin-releasing peptide receptor-based methods for the treatment of stereotypies, social behavior deficits, and compulsive beh aviors associated with neuropsychiatric and neurodevelopmental disorders. PCT 016120002824; data de depósito: 11/06/2012.
 
Além disso, foi desenvolvido um kit de Quantificação de Biomarcador para Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células. Este kit é um bom exemplo de translação de informações provenientes de pesquisa básica para pratica clínica. Garantimos a propriedade intelectual através de depósito de patente no INPI (PI0802917-2 A2) denominado “MÉTODO E KIT DE DIAGNÓSTICO E/OU PROGNÓSTICO DE CÂNCER DE PULMÃO, permitindo assim a divulgação dos principais resultados na forma de publicações em revistas científicas internacionais, e possibilitando ainda sua potencial exploração para produção de um método e kit de detecção do biomarcador para uso em serviços hospitalares.agentes moduladores e uso de agentes moduladores de BDNF/TrkB para modulação da resistência a agentes antitumorais .
 
Outra das patentes depositadas pelo INCT-TM foi referente ao “Uso da amantadina como terapia coadjuvante aos antipsicóticos no tratamento da esquizofrenia. Este estudo é um ensaio clínico randomizado, controlado com placebo, está em fase de finalização do recrutamento de sujeitos e resultados preliminares deste estudo foram publicados em De Lucena et al., 2012.
 
Uma das grandes linhas de pesquisa do INCT-TM diz respeito à investigação de doadores de óxido nítrico para o tratamento da esquizofrenia. Essa linha iniciou com investigação da participação do sistema glutamatérgico na fisiopatologia da esquizofrenia que gerou publicações de impacto, em colaboração com o Prof John Deakin, da Universidade de Manchester (um dos membros internacionais do INCT- TM), e posteriormente ampliou-se para a aplicação terapêutica dos doadores de óxido nítrico na esquizofrenia, particularmente o nitroprussiato de sódio. Essa linha de estudos apresentou resultados bastante animadores, tendo sido realizada com a participação de dois centros do INCT (UFRGS e USP-RP) e com a colaboração do Prof Serdar Dursun, da Universidade de Alberta, que outro dos membros internacionais do INCT-TM. Esses resultados foram mantidos em sigilo até o depósito inicial de patente realizado pela TEC Edmonton em colaboração com a Universidade de Alberta e com a USP.

 

Apoio:

wwwwwwwww