Quem Somos

O programa INCT

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM) é um programa do CNPq para estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta no país. Ao todo são 122 projetos do programa INCT, que tiveram início entre o fim de 2008 e o início de 2010. Foram comprometidos recursos na ordem de R$ 607 milhões para os projetos aprovados para todos os estados brasileiros.

O INCT-TM

O INCT-TM surgiu da colaboração de pesquisa de seis centros brasileiros, com a missão de integrar diferentes grupos e aprimorar as condições para que a produção de resultados em bancada (pré-clínico) seja transferida ao contexto clínico, gerando patentes e produtos inovadores, sob a liderança de cientistas com metas ambiciosas e abrangentes.

Conheça mais: O que é pesquisa translacional?

A pesquisa translacional vai desde a ciência básica até a aplicação prática daquele conhecimento. No caso da Medicina, um exemplo seria o estudo de uma proteína presente em um canal de membrana celular, que possibilitaria o desenvolvimento de uma medicação. Posteriormente poderia seria testada em animais e mais tarde seria usada com sucesso em seres humanos. Normalmente os grupos de pesquisa dividem-se um grupos de pesquisa básica e grupos de pesquisa clínica.

Os centros do INCT-TM

Os seis centros que constituem o INCT-TM estão espalhados por unidades no sul e centro-oeste do país. Os pesquisadores da equipe core-facility são do grupo de pesquisa do Laboratório de Psiquiatria Molecular, que tem à sua frente o Prof. Flávio Kapczinski,  no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As outras unidades são: UFRGS (Coord. Prof. Rafael Roesler), USP-Ribeirão Preto (Coord. Profs. José Crippa e Jaime Hallak), UFRJ (Coord. Prof. Antônio Nardi), UNESC (Coord. Prof. João Quevedo) e PUC-RS (Coord. Profª. Nadja Schröder).

Apoio:

wwwwwwwww