inct  

O Instituto

Sobre
Laboratórios
Pesquisadores

 

Ciência

Publicações
Mapas e dados
Expedições

 

Imprensa

Notícias
A Criosfera
Contato

 

Multimídia

Educação
Fotos e Vídeos
Links.

 
     
     
  A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOBRE A CRIOSFERA .pdf  
     
  IMAGEM DA CRIOSFERA EM PERPECTIVA .pdf  
     
  PERSPECTIVA GLOBAL - GELO E NEVE (español)  
 

 

 
 

A Criosfera

O termo criosfera descreve coletivamente todos os elementos do sistema terrestre contendo água no estado sólido e inclui o gelo marinho, gelo fluvial e lacustre, a cobertura de neve, precipitação sólida, permafrost, solo sazonalmente congelado, geleiras, calotas de gelo e principalmente os dois mantos de gelo do planeta (Antártica e Groenlândia). No presente, o gelo permanente cobre 10% por cento da superfície do planeta, e no passado recente (18.000 anos antes do presente) cobriu 30%.

A presença de água no estado sólido na atmosfera, sobre a terra, ou da superfície do oceano afeta o balanço de energia global, a umidade, fluxo de gases e partículas, formação de nuvens, precipitação, condições hidrológicas O gelo é um dos principais controladores da circulação oceânica e do nível dos mares. Ainda, as camadas de gelo das geleiras e mantos de gelo contêm o melhor registro paleoclimático para os últimos 800 mil anos, provendo valores de referência para a interpretação das variações climáticas modernas e avaliação do impacto antrópico no meio ambiente. No caso dos países limítrofes do Brasil, as geleiras andinas são importantes fontes de recursos hídricos e de energia hidroelétrica, possibilitando vida e agricultura em áreas relativamente áridas

Apesar do importante papel da criosfera no sistema ambiental e, mais particularmente, a proximidade do Brasil à maior massa de gelo da Terra (o manto de gelo antártico com 90% do volume do gelo planetário, 13,6 milhões de km², 25 milhões de km³) que exerce forte influência sobre a circulação atmosférica e oceânica da América do Sul e seu entorno, as investigações nacionais sobre o tema ainda são muito restritas. Mesmo o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), ao completar 25 anos, ainda não realiza estudos no manto de gelo, pois está restrito à área costeira e oceânica ao norte do Círculo Polar Antártico.

Dessa forma o termo criosfera é usado para se referir coletivamente a todo o gelo e neve existente na superfície terrestre. Os principais componentes são a cobertura de neve, o gelo de água doce em lagos e rios, o gelo marinho, as geleiras de montanha (ou altitude), os mantos de gelo, o gelo no subsolo (permafrost) e cristais de gelo na atmosfera. É usado em várias palavras compostas para se referir ao congelamento da água ou de líquidos. O termo criosfera é amplamente adotado pela comunidade climatológica. O prefixo ‘‘crio-’’, o que significa glacial, frio ou gelado, é originário do grego.

Alemão Kryosphäre Espanhol  Criósfera
Francês  Cryosphère Inglês  Cryosphere

Atualmente, a cobertura de neve e gelo permanente cobre quase 11% da superfície emersa da Terra. A maioria do volume deste gelo está armazenado nos dois mantos de gelo, da Antártica (90%)e da Groenlândia (6%).

A área por gelo marinho no Planeta varia muito ao longo do ano, atingindo seu pico em novembro quando cobre 27 milhões de quilômetros quadrados. A tabela abaixo mostra a área do planeta coberta pela criosfera.

 

artico
Fonte: NASA

Antártica
Fonte: NASA

 
 

Distribuição da massa de neve e gelo da Terra: a criosfera.

Componentes da criosfera 

Área (milhões de km²)

Volume (milhões de km³)

Neve sazonal sobre terra firme (mínimo-máximo anual)

1,9 – 45,2

0,0005 – 0,005

Gelo marinho no Ártico e Antártico (mínimo-máximo anual total)

19,0 – 27,0

0,019 – 0,025

Mantos de gelo antártico

12,3

24,7

Manto de gelo groenlandês

1,7

2,3

Plataformas de gelo (antárticas)

1,5

0,7

Geleiras e calotas de gelo (estimativa máxima)

0,54

0,13

Permafrost*

22,9

4,5

Gelo fluvial e lacustre

sem estimativa

sem estimativa

 
     
 
inct  

Sobre
Laboratórios associados

Pesquisadores

Publicações
Mapas e dados geográficos

 

Notícias
A Criosfera
Contato


 

 

Educação
Fotos e Vídeos

.

 
 

Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43136, salas 207 e 210, Agronomia, Porto Alegre, RS, 91501-970 Tel: 3308-7327 ou 3308-6341

 
 
Fomento: INCTs parceiros:
mcti inct cnpq proantar capes inct apa inct mudanças