inct  

O Instituto

Sobre
Laboratórios
Pesquisadores

 

Ciência

Publicações
Mapas e dados
Expedições

 

Imprensa

Notícias
A Criosfera
Contato

 

Multimídia

Educação
Fotos e Vídeos
Links.

 
     
     
 

Missão brasileira concluída com sucesso na Antártica

Foram 25 dias de trabalho e sensação térmica de -40 °C

Acaba de retornar ao Brasil a equipe de quatro pesquisadores brasileiros que estiveram durante 25 dias em trabalho de campo no continente Antártico. A missão levou os cientistas até o módulo Criosfera 1, instalado a cerca de 670 km do Polo Sul, em janeiro de 2012. 

O grupo partiu para a Antártica no dia 5 de dezembro de 2013, em acampamento localizado na geleira Union (80º S) pela ALE (Antarctic Logistics and Expeditions). No dia 7, partiram rumo ao Criosfera 1, onde foi realizado um upgrade tecnológico no módulo, permitindo que hoje sejam transmitimos 36 parâmetros de interesse científico em tempo real, ininterruptamente verão e inverno.

Entre as novidades, foram instalados 10 sistemas de filtragem de ar independentes para a campanha de inverno 2014. O objetivo é que os filtros façam coleta de aerossóis, durante 6 horas por dia cada, para análise posterior de composição atmosférica. 

Impactos ambientais zero
Importante destacar que o modelo de missão científica empregado para o Criosfera 1 é de baixo impacto ambiental, devido ao uso de energia solar e eólica. Nos quase 20 dias de acampamento, a equipe fez uso de zero litro de combustível. Todas as fezes foram transportadas à ALE, sem processamento químico. Toda a urina, em estado congelado, foi ensacada e também encaminhada a ALE. O mesmo aconteceu com todos os resíduos de orgânicos líquidos resultantes das refeições diárias e escovação de dente, ou seja, a missão não deixou qualquer resíduo líquido ou sólido na área do acampamento. 

A missão foi integrada pelos pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Heitor Evangelista da Silva e Marcio Cataldo Gomes da Silva; pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Heber Reis Passos, e pelo pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato Campello Cordeiro. A realização e coordenação são do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, dirigido pelo pesquisador Jefferson Cardia Simões. 

Texto: Flávia Moraes 

Fotos: equipe da missão 2013

 
     


 
 
Ciosfera
 
         
 
Criosfera
 
         
 
criosfera
 
         
 
criosfera
 
         
     
 
inct  

Sobre
Laboratórios associados

Pesquisadores

Publicações
Mapas e dados geográficos

 

Notícias
A Criosfera
Contato


 

 

Educação
Fotos e Vídeos


.

 
 

Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43136, salas 207 e 210, Agronomia, Porto Alegre, RS, 91501-970 Tel: 3308-7327 ou 3308-6341

 
 
Fomento: INCTs parceiros:
mcti inct cnpq proantar capes inct apa inct mudanças